quinta-feira, 26 de abril de 2012

TJPB instala Centro de Conciliação em JP nesta 6ª e amplia ações do Núcleo de Solução de Conflitos

Investindo na Conciliação
Será às 10 horas, desta sexta-feira (28), no Fórum Cível da Capital, a instalação oficial do primeiro Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania de João Pessoa, que terá como objetivo principal ampliar a política de conciliação que vem sendo implantada na Paraíba. O anúncio foi feito pela desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, diretora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça, durante a sessão do Tribunal Pleno, nessa quarta-feira.

A magistrada observou que o Núcleo Permanente de Solução dos Conflitos, criado recentemente pelo presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, é uma conquista e a expectativa é de que a sociedade começe a se concientizar em relação a essa nova realidade, buscando as soluções através da conciliação, que é pacífica e mais célere. Ela informou aos colegas desembargadores que já esteve visitando o Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça de Pernambuco e pode constatar várias inovações, que poderão ser adaptadas e implantadas na Paraíba.

Segundo ainda a desembargadora, o Núcleo tem mantido contatos com prefeitos e autoridades municipais, visando a instalação dos Centros de Solução de Conflitos locais. Esse é um trabalho de reorganização da nova estrutura do núcleo e seus centros, dentro de uma política proposta pelo CNJ-Conselho Nacional de Justiça. “Nossa preocupação é uniformizar a política de conciliação e buscar os meios que venham facilitar o entendimento entre as partes e a consequente solução dos conflitos”, observou ela.

Dentre as inovações e os benefícios trazidos com a criação do Núcleo, destacou a diretora, estão as projeções para realização de mutirões com os bancos que têm demandas e pendências para julgamentos. Lembrou o entendimento que está sendo mantido com o Banco Santander, para a realização de um mutirão, que deverá envolver mais de 2 mil processos, numa ação positiva e, com certeza, benéfica para desafogar e resolver a demanda de centenas de clientes através da conciliação. Outras iniciativas que também serão postas adiante é o mutirão do Dpvat, seguro obrigatório, que tem uma grande demanda, e também para os endividados. “São várias iniciativas voltadas para atender os anseios da sociedade”, concluiu ela.

Por Genésio Sousa
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário