quinta-feira, 5 de junho de 2014

TJPB deve expandir o programa ProEndividados no segundo semestre de 2014

Interiorizando as ações
O Tribunal de Justiça, através de seu Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, prevê a expansão do Programa Proendividados no segundo semestre de 2014. A expectativa é de que a comarca do município de Patos também ganhe a oportunidade de estabelecer acordos através da conciliação, mediação e negociação com o Proendividados. Atualmente o projeto abrange João Pessoa e Campina Grande, os maiores polos jurídicos da Paraíba.

Em 2013 foram 231 audiências realizadas, por isso, com a continuidade do programa, o objetivo é poder aumentar cada vez mais a divulgação dos benefícios dados aos jurisdicionado a partir do Proendividados. Graças ao programa, o interessado em um acordo com determinada empresa consegue isenção das custas processuais e a desburocratização do processo.

Segundo o coordenador do programa, o juiz Antônio Carneiro, muitas vezes a resolução do caso é realizada na primeira audiência e não há necessidade do acompanhamento dos advogados das partes. “Destaco a rapidez e a informalidade que garantem ao cidadão uma justiça mais célere”, destacou.
A maior procura é feita para negociação de dívidas altas e as de cheque especial. Com isso, empresas cadastradas como as bancárias, de telefonia, água e luz, são convidadas a participarem da audiência conciliatória.

Para facilitar ainda mais a resolução dos conflitos, há a intenção de posteriormente firmar parceria com a Secretaria de Defesa do Consumidor, que também recebe muitos casos, conforme adiantou Antônio Carneiro.

Em João Pessoa, para participar do programa a pessoa deve se dirigir à sede do Proendividados no Fórum Cível da Capital, com documentação pessoal e cópias das dívidas. Após isso, uma equipe fica responsável para tomar as providências do agendamento da conciliação.

Alunos do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) colaboram com o Proendividados, como conciliadores. Entre o magistrado, servidores e estagiários, são 5 pessoas fixas que trabalham junto ao programa, iniciado no em outubro de 2013.

Campina Grande – As audiências estão sendo realizadas no Centro de Conciliação e Mediação da cidade, localizado no prédio da Facisa, no bairro da Prata.

Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário