domingo, 14 de março de 2010

Fases da Mediação

Os estágios do processo de Mediação embora tendam a possuir uma estrutura básica, podem apresentar algumas variações conforme a orientação teórica do mediador.

Os autores Bush e Folger (2005) creem que uma prática da Mediação Transformativa não segue um modelo linear de Estágios. Durante uma sessão de Mediação, como pessoas "espiralam" Através de diferentes atividades, que não emergem em uma ordem específica. As partes pueden circular Através dessas atividades diversas vezes, à medida que novas informações e contextos vão sendo criados por elas durante uma sessão de Mediação. Essas atividades, que contribuem para a transformação do conflito, incluir também:

Criação do contexto;
Exploração da situação;
Deliberação;
Possibilidades de Exploração;
Tomada de Decisões.

De acordo com Haynes e Marodin (1996), o processo global de Mediação inclui nove estágios:

Identificando o problema
Escolhendo o método
Selecionando o mediador
Reunindo os dados
Definindo o problema
Desenvolvendo opções
Definindo posições
Barganhando
Redigindo o acordo

1. Identificando o problema inicialmente -, partes como há um conflito que Devem Reconhecer e resolver que Desejam-lo.

2. Escolhendo o método - como pessoas necessitam Decidir sobre o método mais Adequado para resolver o problema.

3. Selecionando o mediador - Baseada em uma seleção é na reputação e na experiência do (um mediador) (a).

4. Reunindo os dados (buscando informações) - (o mediador) um (a Informação) coleta sobre a disputa da Natureza, um dos percepção Kikyo nenhum conflito e qualquer outro dado importante.

5. Definindo o problema - a partir da informação compartilhada, o (mediador a) (uma ajuda) como um problema definirem o contraditório, de forma mútua, não beneficiando uma pessoa em detrimento da outra.

6. Desenvolvendo opções - mutuamente após definido o problema, o (auxilia a) como um mediador pessoas elaborarem opções para resolvê-lo. As opções individuais Devem ser descartadas, favorecendo-se as opções mutuas, Criadas que ser encontradas Através da técnica de "brainstorming" (tempestade de idéias). Se o processo de Gerar Ideias não Resultar em uma Variedade de opções, o (mediador a) (Auxiliar a) partes como pode, sugerindo opções similares provenientes de casos.

7. Redefinindo posições - o (um mediador) (ignora a) como cristalizadas posições iniciais, auxiliando como pessoas reais um identificarem seus Interesses que embasarão as Negociações.

8. Barganhando - nessa fase há uma negociação sobre a escolha de soluções para que o acordo seja Aceitável por todos os Kikyo.

9. Redigindo o acordo - o (um mediador) (a) um redige termo de entendimento, com linguagem clara e compreensível, no qual detalha o acordo realizado (incluindo os dados passados, uma definição do problema, como opções escolhidas ea razão para uma escolha, O objetivo do acordo), Distribuindo uma cópia para cada participante.

Os itens 4 a 8 fazer também os ciclos Integram processo de Mediação, que repetidos várias vezes. Ou seja, para cada questão há uma reunião de fatos, definição do problema, desenvolvimento de opções para resolver o problema, redefinição de barganha e posições.

Referências
BUSH, Robert A. Baruch; Folger, Joseph P. A promessa de Mediação: uma abordagem de transformação de conflitos. Ed. rev. São Francisco, CA, EUA: Jossey-Bass, 2005.

HAYNES, John M.; MARODIN, Marilene. Fundamentos da mediação familiar. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.

Nenhum comentário:

Postar um comentário