quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Advocacia empresarial é uma forma de prevenir conflitos

Atuação moderna
Inúmeras são as controvérsias decorrentes das relações interpessoais no âmbito das empresas. Com frequência acompanhamos fatos do cotidiano empresarial que fomentam a formação de passivos de difícil administração e, como consequência, verificamos o ajuizamento de demandas de diversas naturezas.

É exatamente nesse contexto que se insere a atuação da advocacia empresarial moderna. Isso porque, antigamente, a assessoria jurídica limitava-se ao acompanhamento de processos e negociações, onde as partes envolvidas já não possuíam condições de chegar a um consenso, valendo-se do corpo jurídico com o intuito de encerrar uma discussão.

No entanto, atualmente, a atuação do advogado mudou e tem entre suas principais finalidades prevenir a ocorrência do conflito. Não raro, a assessoria jurídica competente consegue aliar as necessidades dos empresários aos anseios de colaboradores e parceiros comerciais, estudando e propondo meios alternativos (e eficazes) de solução de conflitos.

Dessa maneira, evita-se não apenas o incremento do número de demandas judiciais, como também a própria submissão das empresas à multiplicidade de entendimentos e demora do Poder Judiciário, capaz de engessar negócios de diversas naturezas, como a oportunidade de participação em licitações e a contração com empresas que têm entre suas exigências a apresentação de certidões judiciais.

A atuação de advogados como consiglieri tornou-se uma rotina, auxiliando a classe empresária não apenas na tutela judicial de interesses, mas, também, preventivamente, apontando riscos de negócios e condutas que podem ameaçar a própria atividade empresarial.

No momento em que crescem as movimentações nos cenários político e jurídico para a implementação de direitos aos trabalhadores, aumento e modificações de carga tributária, atuação sindical e o fomento da economia, a contratação da assessoria jurídica torna-se medida fundamental para a tomada de decisões e definição de estratégias, com vistas à minimização de riscos,conflitos e passivos.

Desde a regulamentação de procedimentos internos até a conclusão de negócios vultuosos, a assessoria preventiva voltada especificamente para a classe empresária pode contribuir sobremaneira para a escolha das soluções ideais frente a situações concretas específicas.

A estruturação empresarial que leva em conta o posicionamento atual dos tribunais em questões cíveis, trabalhistas, tributárias e societárias tende a gerar resultados mais positivos a médio e longo prazo, conferindo, ainda, maior segurança em questões rotineiras.

Aspectos controvertidos do dia-a-dia empresarial, levados à discussão jurídica, podem contar com soluções menos custosas e mais eficazes com a escolha de uma consultoria jurídica eficiente.

Por Álvaro Trevisioli
Fonte: ConJur

Nenhum comentário:

Postar um comentário