Amigo da Conciliação
Reunião foi sobre inclusão do curso no projeto Amigo da Conciliação e a criação do Centro de Conciliação da Nassau, no Fórum de Bayeux, previsto para funcionar em outubro.
O diretor adjunto do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça, o juiz Bruno Azevedo, visitou hoje (31) a coordenação do curso de Direito da Maurício de Nassau para propor parceria entre a faculdade e o projeto Curso de Direito Amigo da Conciliação, que desenvolve a difusão da idéia da cultura da conciliação nas 17 universidades existentes na Paraíba.
“Estamos iniciando uma parceria com a Nassau para inclusão no projeto. No Amigos da Conciliação as universidades integram um ranking pelas boas práticas nesta área. Isso inclui atender critérios como ter a disciplina na ementa, manter em funcionamento um Núcleo de Práticas Jurídicas, produzir monografias, seminários”, disse Bruno Azevedo.
Segundo a coordenadora do curso de Direito, Cláudia Lessa, a parceria com o Núcleo de Conciliação do TJ abriu o caminho para estruturação do Centro de Conciliação da Nassau, no Fórum de Bayeux, previsto para funcionar em outubro. “Uma das ações do TJ é abrir a parceria para criação dos centros. Já funcionam cinco em parceria com universidades e estamos dialogando com a Nassau para abertura em Bayeux. Nesses Centros, os alunos atuam como conciliadores com supervisão”, explica Bruno Azevedo.
O que é
O Núcleo de Conciliação foi criado para pensar estratégias que possam difundir as formas extrajudiciais de solução dos conflitos, mostrar à população que há outros caminhos de acesso à Justiça. Além do Poder Judiciário, existe a conciliação, a mediação, a negociação e a arbitragem. Cada Tribunal do país, teve que criar seus núcleos atendendo uma determinação do Conselho Nacional de Justiça, a partir da Resolução 125. A missão de cada núcleo, em seus respectivos Tribunais é pensar, estrategicamente, políticas públicas que possam favorecer, difundir, tornar popular esses outros caminhos de acesso à Justiça. Hoje existe cerca de 90 milhões de processos tramitando no Poder Judiciário.
Fonte: www.mauriciodenassau.edu.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário