quarta-feira, 30 de julho de 2014

Projeto ProEndividados é apresentado para advogados e estagiários em Campina Grande


Parceria com a OAB e FACISA
Integrantes do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba participaram nesta semana, na cidade de Campina Grande, da apresentação do projeto ProEndividados. A exposição foi realizada para uma plateia composta por advogados militantes e estagiários, e aconteceu no auditório da sede da OAB, durante solenidade de entrega das carteiras da ordem aos novos advogados e estagiários.
Durante o evento, o juiz Antônio Carneiro, coordenador do ProEndividados de João Pessoa, falou sobre a importância da conciliação como meio alternativo de solução de conflitos, ao tempo em que convidou os advogados a aderir à prática, ajudando assim a disseminar a cultura da paz e não do embate.
Antônio Carneiro explicou que atualmente não se concebe mais a feição do magistrado distante e dissociado da realidade social. Ele compartilhou vivências de sua história profissional, bem como estimulou os causídicos a protagonizar essa mudança de paradigma no que tange à forma de realizar Justiça.
A juíza Ivna Mozart Moura, coordenadora do ProEndividados em Campina Grande, esclareceu a abrangência e funcionamento do programa. Classificou-o como instrumento de resgate da dignidade do cidadão que comprometeu a sua renda além de suas possibilidades.
“A Justiça não se realiza apenas no âmbito do Poder Judiciário. As partes, através da conciliação, podem construir uma solução mais apropriada para determinado conflito, desde que adequadamente orientadas’, esclareceu a magistrada.
Após as explanações se seguiu o debate, que contou com a participação da plateia, cuja coordenação coube ao advogado Wellington Marques Lima. Ao final, houve a entrega solene da carteira da Ordem aos novos advogados e estagiários.
Participaram do evento os juízes diretores-adjuntos do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos do TJPB, Fábio Leandro de Alencar e Bruno César de Azevedo, representando a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, diretora do Núcleo.
Além disso participaram também o representante da FACISA, o advogado Gustavo Costa Vasconcelos, o presidente em exercício da OAB Estadual, Vital Bezerra Lopes, o presidente em exercício da seccional da Ordem em Campina Grande, José Fernandes Júnior, além de outros membros da diretoria, advogados, estagiários e convidados.
Ao final, os presentes se comprometeram a defender a causa da conciliação. A diretora da Escola Superior da Advocacia, Gisele Padilha Cadé, propôs inclusive a realização de curso sobre o tema pela referida instituição, tendo como público alvo advogados e estudantes de Direito.
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário