sábado, 6 de fevereiro de 2016

Coordenador do ProEndividados se reúne com representante do SIES

Luz no fim do túnel
Reuniao_ProEnddividados_e_Sindicato_Faculdades_PB _SIES_05_02_16_ (9)Solucionar ou diminuir o índice de inadimplência de alunos junto a faculdades particulares do Estado da Paraíba foi um dos objetivos pontuados na manhã desta sexta-feira (5), durante reunião entre o coordenador do Programa ProEndividados, do Tribunal de Justiça da Paraíba, e o representante do Sindicato das Faculdades da Paraíba (SIES). Na ocasião, foi tratada a viabilidade de realização de mutirões em todo o estado, ainda no primeiro semestre de 2016.

Para o advogado do SIES, Paulo da Luz, foi uma oportunidade de conhecer o Programa e expor os objetivos do Sindicato. “Estamos vivenciando uma crise, em que muitos alunos estão sofrendo cortes de programas de financiamento (FIES, ProUni), ficando inadimplentes e precisando abandonar os cursos. Queremos oferecer alternativas como a conciliação, para que eles possam retornar”, afirmou.

O coordenador do ProEndividados na Capital paraibana, juiz Antônio Carneiro de Paiva Júnior, salientou que o principal papel do Programa é estimular a cultura da conciliação, nas negociações de dívidas.

“Nós intermediamos situações de pessoas que, por força de algum evento (desemprego, crise econômica, doença, entre outros), não conseguiram honrar compromissos, como mensalidades escolares, cheque especial, cartão de crédito e dívidas de qualquer natureza. Aqui, elas terão a chance de renegociar os débitos, assumir compromissos com os quais poderão arcar, dentro de negociações específicas”, explicou.

Em relação ao Sindicato, o magistrado afirmou que é uma oportunidade para que muitos alunos impedidos de renovar suas matrículas nas instituições possam fazer acordos e retomar a vida acadêmica.

ProEndividados/João Pessoa – De acordo com o relatório de atividades de 2015 do projeto Proendividados, 2.775 consumidores tiveram a oportunidade de quitar suas dívidas através de acordos extrajudiciais. O projeto, lançado em 2013 pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, através do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, realizou, em 2015, 2.682 audiências e homologou 1.832 acordos, entre mutirões e procuras pessoais.

O interessado em tentar negociar dívidas de qualquer natureza pode se dirigir ao térreo do Fórum Cível da Capital, onde funciona o ProEndividados, e, sem pagamento de custas ou exigência de um advogado, levar os documentos e expor a situação e o interesse em dialogar com o credor.

“Os conciliadores e técnicos do Programa, com o acompanhamento do juiz, estão aqui para que estas situações sejam resolvidas e as pessoas possam voltar a consumir, dentro de condições responsáveis, e retirar seus nomes dos cadastros de restrição ao crédito”, ressaltou Antônio Carneiro.

Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário