segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Mediação Corporativa

Opção extrajudicial
A Mediação Corporativa tem por área de atuação empresas, sindicatos, secretarias e órgãos públicos em geral. Corresponde a m processo de motivação pessoal e do trabalho em grupo com uso das ferramentas da Mediação de Conflitos. Nesse caso a mediação é realizada com profissionais especialistas em suas áreas e, portanto as metas são mais facilmente atingidas.

É um projeto que envolve os trabalhadores visando à criação de ambientes de trabalho mais colaborativos e proporcionando a conscientização de suas funções profissionais e da importância deles na qualidade do trabalho que desenvolvem.

A Mediação Corporativa tem como finalidade envolver o trabalhador de forma que ele valorize seu desempenho e, como reflexo, o desempenho do trabalho da equipe a que se incorpora. É um olhar para si mesmo enquanto pessoa e para o trabalho enquanto grupo. Nesse sentido levanta questionamentos do tipo: “Qual a importância do que eu faço?” “O que muda para mim e para o grupo se eu fizer diferente?” Em suma é um trabalho onde se busca alcançar a revalorização pessoal e a consideração pelo outro.

Como objetivos gerais da Mediação Corporativa podem-se citar:

•Auxiliar grupos de profissionais na redução de problemas no ambiente de trabalho.
•Identificar e dissolver conflitos (ocultos ou manifestos)
•Restaurar a confiança e o respeito entre os colegas
•Motivar o trabalho em Equipe
•Aumentar a satisfação e o desempenho no trabalho.

A Mediação corporativa é um instrumento que apresenta um alto nível de eficácia para eliminar conflitos nas diferentes esferas de trabalho, principalmente porque permite que os colaboradores falem de suas dificuldades, auxiliados pelo trabalho do mediador. E todos sabemos que falar de nossas dificuldades não é fácil, principalmente se elas envolvem pessoas de uma hierarquia superior a nossa. A Mediação Corporativa possibilita esse diálogo ao mesmo tempo em que preserva a posição hierárquica, abrindo assim um leque de novas possibilidades. Afinal, o diálogo é o primeiro passo para o entendimento.

O desenvolvimento de qualquer empreendimento configura atualmente no processo de reconhecimento e de valorização pessoal e profissional do trabalhador. Não se concebe gestão de equipe sem a devida identificação dos talentos individuais responsáveis por seu direcionamento. Motivar e estimular o trabalhador são medidas primordiais para o bom desenvolvimento da equipe e consequente crescimento da empresa.

Por Suely Buriasco
Fonte: Blog Suely Buriasco

Nenhum comentário:

Postar um comentário