domingo, 18 de março de 2012

Curso de Direito do Iesp e TJ promovem mutirão de conciliação

Ajuda ao Judiciário
Ação começa nesta segunda-feira e a primeira instituição participante é o Banco Itaú

O curso de Direito do Iesp, em parceria com o Tribunal de Justiça da PB, está promovendo o projeto “Mutirão da Conciliação”, que visa à negociação entre instituições bancárias e clientes com pendências e ações tramitando no poder judiciário. A ação começa nesta segunda-feira e a primeira instituição participante é o Banco Itaú, a segunda o Bradesco.

O encontro entre as partes ocorre numa das duas unidades da Câmara de Conciliação e Arbitragem do Iesp no Fórum Cível da capital ou no Fórum de Cabedelo, sob a coordenação do professor Bruno Azevedo e conta com a participação de alunos do curso de direito da faculdade.

A iniciativa busca além de criar uma nova cultura de acesso à justiça, despertar novos caminhos viáveis para a sua execução através da conciliação, negociação, mediação e arbitragem e desafogar o poder judiciário, que hoje conta com mais de 90 milhões de processos tramitando perante a sua competência.

A conciliação como alternativa extrajudicial para a solução de conflitos de interesses tem sido uma ideia adotada pelo Conselho Nacional de Justiça, pela presidência da República, através do Ministério da Justiça e do Projeto Pacificar, e aprovada pelo Ministério de Educação e Cultura, como diferencial de avaliação para os cursos de direito no Brasil.

Nesse sentido, o curso de direito da Faculdade Iesp, justifica sua excelência acadêmica junto ao MEC, ao disponibilizar a sociedade seus serviços através da Câmara de Conciliação e Arbitragem.

No intervalo de apenas 1 ano e 4 meses já foram levados às duas unidades de João Pessoa e Cabedelo cerca de 500 procedimentos, cujo índice de solução amistosa chega a 80% dos casos apresentados, de forma mais rápida que o judiciário e sem custas processuais.

A Câmara de Conciliação e Arbitragem, que ainda funciona como um laboratório para o aprendizado de seus alunos divulga através das redes sociais o conceito da conciliação e do acesso à justiça através do blog: ccapb.blogspot.com.br.

Fonte: Wscom

Nenhum comentário:

Postar um comentário