terça-feira, 10 de abril de 2018

Método alternativo resolve conflitos familiares e ajuda a desafogar a Justiça

Constelação Familiar 
Conflitos familiares são relativamente comuns, mas quando não há um acordo entre os membros, essas situações acabam, muitas vezes, nas Varas de Família. Uma alternativa que vem ganhando espaço para solucionar esses processos é a Constelação Familiar, método terapêutico que começa a ser implementado em comarcas judiciais.

A técnica é usada em Varas de ao menos 13 estados brasileiros, segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e tem como princípio identificar traumas familiares que podem perpetuar comportamentos destrutivos. A teoria foi desenvolvida pelo alemão Bert Hellinger em 1970 e, apesar de polêmica, mostra resultados cada vez mais eficazes. 
O Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) tem se destacado no país ao usar tal metodologia. Com um índice de solução de 94% nas disputas familiares, em 2015, a comarca da capital Goiânia chegou a receber duas premiações por causa do uso das constelações em mediações judiciais: o Conciliar é Legal, concedido pelo CNJ, e menção honrosa no prêmio Innovare

“O projeto tem avançado e se mantém com índices sempre superiores a 90% de resolução e sem retorno, ou seja, as pessoas cumprem o acordo e não dão continuidade na execução”, destaca Marielza Nobre Caetano da Costa, secretária do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), do TJ-GO.
Cidades de estados como Bahia e Rio de Janeiro também têm mostrado avanços no uso da metodologia.
Mediação 
A presidente do Nupemec, juíza Doraci Lamar, explica que, antes de tudo, é realizada uma audiência tradicional. Quando identificada a dificuldade para solucionar o conflito, a Justiça sugere a constelação familiar.
“Caso as partes aceitem, redesignamos os membros para a mediação sistêmica”, relata, acrescentando que, ao aplicar o método em casos pré-processuais, as partes, muitas vezes, sequer ajuizam a ação. Consequentemente, desafogam o Judiciário.
As sessões são realizadas desde 2013, na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO), por meio de uma parceria com o TJ-GO. 
A psicóloga mediadora Rosângela Montefusco, que participa do projeto, explica que, nas sessões, é trabalhada a mediação sistêmica. A ideia não é focar no ponto de discórdia, mas sim descobrir o que há por trás disso, de que forma a verdadeira causa do problema levou à atual situação.
Para isso, é feito uma dramatização, com voluntários convocados para representar a situação. “Chamo as partes envolvidas no conflito e também voluntários. Em alguns casos, participam os próprios advogados e inverto os papéis”, relata.
Assim, cada um simboliza um integrante da família, a fim de reproduzir a dinâmica familiar e identificar a “raiz” do problema. 
Foi o que aconteceu com Márcia, de 51 anos. Ela, que preferiu não revelar seu sobrenome, conta que entrou com o processo contra seu ex-marido, a fim de garantir a pensão alimentícia para os dois filhos.
“Foram oito anos me arrastando em uma briga na Justiça que parecia não ter fim, até que nos indicaram a constelação familiar e só então conseguimos um acordo”, afirma. 
Durante a sessão, foi detectado onde estava o real problema. Segundo Márcia, não se tratava apenas de dinheiro, mas o motivo do conflito foi uma mudança na vida do ex-marido, que desordenou o lugar de cada membro.
“Ele se casou novamente, teve outros filhos e ignorou os nossos, já que a esposa o barrava de vê-los, e ele não percebia isso”, afirma. 
“com o conflito, acabamos depreciando o outro. Então, aprendi que não tem como simplesmente cortar o laço, porque nossos filhos são ‘50% eu e 50% o pai deles’, então se eu odeio o meu ex-marido, estaria odiando metade dos meus filhos”, diz Márcia, que resolveu um problema de pensão alimentícia por meio da constelação familiar. 
A sessão, segundo ela, teve efeito imediato. “Saí de lá já com uma visão diferente e fomos ao shopping, algo que não fazia há anos”. Depois do acordo, o pai pagou o que estava em débito e busca ter uma boa relação com Márcia e os filhos. “Nossos filhos passaram a ver o pai de uma forma mais respeitosa e frequentam hoje sua atual casa”, completa. 
A psicóloga Rosângela conta que casos como o de Márcia são frequentes. “A teoria geral sistêmica traz três princípios básicos: o pertencimento, o equilíbrio e a hierarquia”, explica. “Quando há um divórcio, existem três interesses envolvidos: o da mulher e sua família, que luta por seus interesses; o do homem; e o terceiro é a família que os dois construíram, em que os filhos muitas vezes são esquecidos. É preciso entender que, mesmo tomando outros rumos, os membros continuam sendo família”, salienta.
Pioneirismo em 2º Grau 
Em decorrência dos resultados positivos, a juíza Doraci Lamar segue um novo desafio. Recentemente, as constelações familiares passaram a ser usadas em recursos de segundo grau do TJ-GO. 
Goiânia foi a primeira cidade a implantar o método na Justiça de segunda instância, e vem avançando. Em menos de um ano, os índices da média geral são de aproximadamente 30% de casos resolvidos.
Segundo a Doraci, muitos não acreditavam que o método poderia ter efeito em casos de segundo grau, pois são demandas mais complexas e de longa data. A juíza frisa a necessidade de se implementar uma cultura de paz não só em casos mais recentes.
“Em determinados meses, chegamos a 50% [de resolução]. Em vista da complexidade dos casos, é um índice muito satisfatório, pois uma das partes chega à audiência de mediação com a sentença já favorável”, pontua a coordenadora administrativa do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSCC) em segundo grau do TJ-GO, Lília Fernandes. Os exemplos mais recorrentes estão nos processos a respeito de guardas de criança, pensão alimentícia, inventário, partilha e divórcios que envolvem um patrimônio mais alto. 
Laços restabelecidos 
Pai e filha que estavam afastados por um processo que tramitava há quase anos conseguiram se entender por meio da constelação familiar. Representando a menina, a mãe ingressou com um pedido de pensão quando a jovem ainda tinha 10 anos. Agora, graças à técnica alternativa, a moça conseguiu um acordo.
“A mediação trouxe a aproximação dos dois e resgatou o laço familiar”, ressalta o advogado da filha, Jeferson Dayunes Rodrigues. Segundo ele, a intenção da mediação era justamente um resultado favorável não apenas pela questão financeira, mas principalmente de reconciliação.
“A sessão não levantou o ponto de quem estava certo ou errado”, diz. As partes perceberam que os laços de sangue valiam muito mais do que qualquer disputa judicial e que eles poderiam ser os reais protagonistas de uma nova história, mais harmoniosa. 

O pai continua morando na capital goiana, cuidando de negócios no ramo agropecuário. A filha estuda em uma cidade do interior por período integral. Por isso, o contato físico ainda é um pouco difícil, mas eles se falam constantemente por meio das redes sociais e via telefone. O vínculo afetivo foi restabelecido.
Fonte: Gazeta do Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário