sexta-feira, 7 de maio de 2010

Profissionais de segurança são capacitados no Rio para resolver conflitos de forma pacífica

Rio de Janeiro - Mais de 500 policiais civis e militares, juízes, promotores e outros profissionais de segurança pública e da Justiça receberam hoje (3) diplomas de conclusão do curso de Mediação e Resolução Pacífica de Conflitos, oferecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública do Ministério da Justiça. No curso, eles aprenderam a mediar conflitos sociais e prevenir situações de violência.

De acordo com o Ministério da Justiça, cinco núcleos de mediação foram instalados na cidade desde os Jogos Pan-Americanos. O objetivo é chegar a 23 núcleos em toda a região metropolitana do Rio de Janeiro.

Uma das participou do curso, a líder operacional da Guarda Municipal do Rio Leila Márcia Dias dos Santos disse que vai usar sua capacitação em situações de conflito no dia-a-dia: "As aulas servirão quando precisarmos, por exemplo, de lidar com mendigos abandonados ou crianças em situação de risco nas ruas. Já existem muitos movimentos sociais e ações no Ministério Público que tratam destas pessoas, e nosso papel é servir como mediadores da situação."

A coordenadora de projetos da organização não-governamental (ONG) Viva Rio, Luciane Patrício, que lida com segurança pública na cidade, afirma que a responsabilidade pela segurança da população não pode ser só da Polícia. "A Polícia foi instruída para a manutenção da ordem pública, mas existem vários outros setores, do Estado e da sociedade civil, que precisam, juntos com a Polícia, contribuir para a segurança da população."

Segundo o Ministério da Justiça, até o fim do ano, serão inaugurados os primeiros centros de mediação de conflitos no Complexo do Alemão, na Rocinha e no Vidigal.
 
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário