Ganhos dos dois lados
O efeito da conciliação nas empresas vai muito além da reparação financeira. No processo, o empresário ganha novamente a confiança do cliente e abre a possibilidade de provar as vantagens de continuar comprando no seu empreendimento. Por outro lado, o cliente ou funcionário se sente na possibilidade de reparar o dano e reverter a situação. A solução de conflitos por meio da conciliação, mediação e arbitragem é a grande saída para quem quer resolver de forma amigável e rápida conflitos dentro da empresa.
Para o pequeno empresário, representa antes de tudo a possibilidade de reaver prejuízos considerados perdidos. A prática mostra que os resultados aparecem em média em torno de 40 dias e na maioria das vezes são resolvidos na hora. O processo ganha em rapidez e custo benefi ciando diretamente a gestão da empresa. O grande diferencial do processo é a construção compartilhada da solução do problema de uma forma alternativa, pacífi ca e com baixo custo. A solução é mais participativa e como saldo positivo fica o resgate do relacionamento com o cliente ou fornecedor.
Desse modo, percebe-se que parte da negociação é a vontade de resolver o conflito de forma amigável e generosa.
Encontro de gestores
A CBMAE realizou o encontro de gestores no final do mês de outubro, durante o 12º Congresso das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (Facesp). O objetivo foi compartilhar experiências e discutir novidades para melhorar a prestação de serviço das câmaras. Em sua 5ª edição, o evento contou com a participação de representantes de vários estados, com público em torno de 90 pessoas durante o dia de trabalho.
O encontro serviu como oportunidade para gestores de câmaras de mediação e arbitragem e dos Postos Avançados de Conciliação Extrajudicial (Pace) trocarem experiências sobre o funcionamento das câmaras e expor a situação daquelas em funcionamento.
A responsabilidade civil e criminal do árbitro e da instituição arbitral foi o tema da palestra do magistrado Aureliano Albuquerque Amorim. A advogada especialista em mediação, Fabíola Orlando, falou sobre a capacitação para melhoria da gestão explicando a importância do profissional bem-qualifi cado e bem-capacitado para atender de forma eficiente às demandas da classe empresarial.
Para Fabíola, percebe-se que a utilização da capacitação é mais efetiva para mudar a cultura e quebra de paradigmas. “As capacitações são voltadas para profi ssionais que atendem as empresas e conseguem levar essas formas alternativas e solução de confl itos para dentro dessas empresas. Outra forma de abordagem é o canal direto com o próprio empresário porque por meio do conhecimento, ele começa a utilizar essas formas alternativas.”
O encontrou promoveu debates e apresentação de uma encenação ilustrando as vantagens do comprometimento e motivação do gestor para atrair demandas e atingir a sustentabilidade da câmara ou posto.
O objetivo desses encontros é primeiro fazer uma troca de conhecimentos. Uma experiência bem-sucedida num local pode solucionar um problema em outro. O segundo ponto é a apresentação de produtos como o CBMAE Educ e o Mutirão de Conciliação Empresarial. A ideia é levar soluções desenvolvidas para que as câmaras e associações comerciais e postos avançados de conciliação possam utilizar a metodologia da melhor forma possível. No início do evento foram mostradas as estatísticas do mutirão realizado na rede CBMAE e um curto documentário sobre como aconteceu o evento em Itapetininga, SP.
O coordenador nacional da CBMAE, Valério Figueiredo, acredita na qualifi cação para obter melhores resultados, “Encurtamos um caminho grande mostrando num encontro como esse. Temos focado muito na parte de gestão desse projeto para que ele seja contínuo dentro da entidade e atendam melhor a classe empresarial.”
Mutirão da Conciliação
O Mutirão da Conciliação Empresarial, realizado no mês de setembro em diversas capitais, foi um esforço concentrado para atender empresários que possuem confl itos e que desejavam tentar uma solução rápida, efi ciente e com menor custo. Centenas de conciliações foram agendadas e o resultado foi satisfatório com acordos próximo dos cem por cento. O objetivo do Mutirão foi resolver um volume grande de conflitos em uma semana. Em toda a rede foram inscritos problemas referentes a recisão de contrato e inadimplência entre outros confl itos empresariais.
O coordenador adjunto da CBMAE, Aldovrando Torres, acredita que o diferencial do Mutirão é a simplicidade, o informalismo. “Conseguimos promover o encontro do credor com um devedor e resolver o problema de forma amistosa. Em alguns casos, é o próprio credor quem procura a associação comercial para que ela entre em contato com a empresa para fazer a negociação do débito.”
A ação resolveu situações de pessoas que estavam inadimplentes e tiveram oportunidade de procurar a empresa para negociar seus débitos, retornando à economia formal com acesso a crédito. Para a empresa também é vantajoso no sentido de que ela recupera valores que não pensaria em obter, em menos tempo e sem nenhum custo.
Para Mariaceli Balint Machado de Oliveira, superintendente do departamento financeiro de uma instituição de Ensino que participou do Mutirão em Itapetininga, no estado paulista, a presença de um mediador foi determinante para fechar o acordo. Além da garantia do cumprimento do acordo.
Jociara Rodrigues de Almeida, que fez parte de um confl ito, pensou que teria a presença de advogado. Theo Luiz Rossi, outro participante, acredita que o grande trunfo está no fato de que alguém além dele e da empresa escutou o problema e viu qual era o assunto. Outro fato importante que ele considerou foi o sigilo a portas fechadas e só com a presença das partes interessadas.
Fonte: empresa Brasil - CACB
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