terça-feira, 27 de outubro de 2015

TJPB, IESP e Fundação Margarida Maria Alves firmam convênio

Ass_Convenio_TJ_IESP_Justica_comunidade_Mucumagro_27_10_15_ (4)Justiça na comunidade
Um convênio entre o Tribunal de Justiça da Paraíba, Instituto de Educação Superior da Paraíba (Iesp) e Fundação Margarida Maria Alves foi assinado na tarde desta terça-feira (27), para instalar o Centro de Conciliação Mediação e Cidadania, no bairro Muçumagro, em João Pessoa.

O Centro deverá entrar em funcionamento na primeira quinzena de novembro, a partir do trabalho de alunos, professores e também de moradores locais, que serão capacitados para atuar como conciliadores.

Ao assinar o documento, o presidente do TJPB, desembargador Marcos Cavalcanti, disse que é uma importante iniciativa para auxiliar a homologação de acordos em fase pré-processual. “É motivo de satisfação para nós, que fazemos o Tribunal, instalar mais um centro de conciliação, desta vez em uma comunidade da Capital. A propósito, o TJPB está entre os tribunais do país que mais instalou núcleos de conciliação”, declarou.

A instalação do Centro faz parte do Projeto “Justiça na Comunidade”, que integra o Planejamento Estratégico do TJPB e a Política de Priorização do 1º Grau. Gerido pelo juiz Bruno Azevedo (diretor adjunto do Núcleo de Conciliação do TJPB) e coordenado pelo servidor Tony Viana, o projeto visa implantar núcleos de negociação em comunidades, fortalecendo a cultura da conciliação e promovendo cidadania nestes locais.

“Esse é o projeto piloto e, a partir dele, avaliaremos as experiências favoráveis e as dificuldades, para que possamos expandir o modelo para outras comunidades e até para outras comarcas”, explicou o magistrado.

Uma das vantagens do Centro, pontuada pelo juiz gestor, é a solução célere para muitas demandas. “Um Centro na própria comunidade elimina a necessidade de deslocamento de pessoas que vivem em bairros muito afastados e teriam dificuldades de acesso aos cartórios, bem como descarta as dificuldades encontradas com os formalismos do Poder Judiciário”, destacou o juiz.

Além da solução de demandas relacionadas as diversas áreas do Direito, o Centro também será fonte de cidadania e levará conhecimentos diversificados aos moradores do bairro. “Uma vez por mês, juízes, servidores, professores e alunos levarão palestras que despertem o interesse da comunidade, como violência doméstica, drogas, entre outros assuntos”, ressaltou Bruno.

Órgãos parceiros
A estrutura necessária para instalação do programa reunirá a atuação do TJPB, Iesp, Fundação Margarida Maria Alves e Associação dos Moradores do Bairro.

Pedro Belarmino dos Santos Filho, presidente da Associação do Muçumagro, afirmou que são muitos os benefícios que o Centro levará à comunidade.

“Às vezes, as pessoas não conseguem nem dialogar para resolver problemas, que terminam crescendo, por falta de um apoio ou de uma explicação, mas agora poderemos contar com este trabalho, que trará soluções mais rápidas para as dificuldades existentes na nossa comunidade”, disse.

Já o professor do Curso de Direito do Iesp, Luciano Honório, disse ainda que o objetivo da Faculdade é oferecer uma melhor formação aos alunos, aproximando-os das necessidades da comunidade. “A partir do 6º período, eles serão preparados para este trabalho, atuando na conciliação e exercendo a prática de uma forma mais simples de solucionar os conflitos. Toda a sociedade ganhará com isso”, opinou.

Por Gabriela Parente
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário