terça-feira, 3 de maio de 2016

Núcleo de Conciliação e Mediação do TJPB apresentará projeto piloto no final de maio


Foco no ambiente escolar
Nucleo_Conciliacao_1_reuniao_Des_Leandro_18_02_15_ (6)Nos dias 19 e 20 de maio de 2016, ocorrerá em João Pessoa o Seminário ‘Mediação e Práticas Restaurativas na Comunidade Escolar’, promovido pelo Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências. O objetivo do evento é pautar a cultura de paz nas escolas, por meio do debate sobre mediação de conflitos. Para isso o seminário terá a participação de profissionais que apresentarão experiências bem sucedidas de mediação e práticas restaurativas em ambiente escolar.

Na oportunidade, será apresentado o projeto piloto “Mediação e Protagonismo Escolar: promovendo a cultura de paz”, uma iniciativa do Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça da Paraíba. Tem como objetivo levar a mediação como cultura de paz nas escolas, no relacionamento pais e professores, professores e alunos, pais e filhos e etc.

Após o seminário, serão escolhidas três escolas (uma municipal, uma estadual e uma particular) que irão participar do projeto. Segundo o juiz Bruno Azevedo, diretor adjunto do Núcleo, o projeto acompanhará a vida escolar do aluno: “Ele funcionará em caráter permanente nas escolas escolhidas, participando do processo de formatação dos estudantes”, explicou.

O seminário ocorrerá no espaço cultural do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê) e terá entre os painelistas representantes da Universidade Federal de Pernambuco, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Estadual da Paraíba, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, Tribunal de Justiça de São Paulo, Tribunal de Justiça da Paraíba, Ministério Público da Paraíba, Fundação Escola Superior do Ministério Público da Paraíba, Secretaria Municipal de Segurança Cidadã de Fortaleza (CE) e Ordem dos Advogados do Brasil-Seccional Paraíba (OAB-PB).

O evento é uma das ações do Grupo de Trabalho sobre Mediação, Conciliação e Justiça Restaurativa, criado no âmbito do Fórum Metropolitano para conjugar esforços e priorizar ações que viabilizem o fortalecimento de valores centrais e sociais para elevação dos níveis da segurança humana na região metropolitana da capital do estado.

Núcleo – O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB foi criado através da Resolução nº 28/2011, com objetivo de implementar e desenvolver no Estado da Paraíba a política judiciária de solução de conflitos. O Núcleo tem como diretor o desembargador Leandro dos Santos, e os adjuntos, os magistrados, Antônio Carneiro, Bruno Azevedo e Fábio Leandro.

Por Gecom TJPB – com informações do MPF
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário