quinta-feira, 12 de maio de 2016

Projeto de co-autoria do TJPB promove mediação no ambiente escolar

De olho nas futuras gerações
O Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça da Paraíba apresentará um projeto piloto, intitulado “Mediação e Protagonismo Escolar: promovendo a cultura de paz nas escolas”, durante o Seminário “Mediação e Práticas Restaurativas na Comunidade Escolar” que ocorrerá em João Pessoa nos dias 19 e 20 de maio.
O projeto tem como objetivo instalar centros de mediação e conciliação no ambiente escolar. A iniciativa é uma ação conjunta entre o TJPB, a OAB-PB, as Secretarias de Educação Estadual e Municipal, assim como os Ministérios Públicos Federal e Estadual. Participarão do projeto professores, alunos, e profissionais das escolas escolhidas, que serão capacitados através de cursos oferecidos pelos co-autores do projeto.
A ideia é promover a mediação como cultura de paz nas escolas, no relacionamento entre professores, pais, alunos e etc, correspondendo a Resolução nº 28/2011 que determina a implantação e desenvolvimento da mediação e conciliação como política judiciária de solução de conflitos na Paraíba.
A proposta será apresentada após a oficina “Processos e Resultados da Implementação de Mediação em Ambiente Escolar” que ocorrerá no ultimo dia do seminário. Segundo o juíz Bruno Azevedo, diretor adjunto do Núcleo de Conciliação do TJPB, 3 escolas participarão do projeto. “Serão escolhidas uma escola estadual, uma municipal e uma particular. O Centro de Conciliação participará em caráter permanente nas escolas escolhidas”, explicou ele.
De acordo com o magistrado, ainda não há informações de quantas pessoas participarão do projeto, ou de quando ele começará efetivamente. “Após o seminário vamos dar início a escolha do pessoal, a capacitação deles e todos os detalhes para começar a funcionar”, esclareceu.
Seminário – Será realizado no espaço cultural do Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Promovido pelo Fórum Metropolitano de Discussão e Diálogo de Prevenção e Monitoramento de Violências, tem como objetivo pautar a cultura de paz nas escolas, por meio do debate sobre mediação de conflitos. Para isso o seminário terá a participação de profissionais que apresentarão experiências bem sucedidas de mediação e práticas restaurativas em ambiente escolar.
Por Amyrane Alves
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário