quinta-feira, 10 de novembro de 2016

Fonamec reúne especialistas em mediação

O IV Fórum Nacional da Mediação e Conciliação (Fonamec), que acontece em Cuiabá, vai reunir ministros, magistrados e outras autoridades para discutir diversos temas ligados aos métodos consensuais de solução de conflitos. O evento, que será realizado no auditório Gervásio Leite, na sede do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), começa nesta quarta-feira (9 de novembro) e prossegue até sexta-feira (11 de novembro). A abertura hoje será às 20 horas. Todo o evento será transmitido ao vivo pelo Portal do TJMT (www.tjmt.jus.br).

Ao longo dos três dias de evento serão realizadas palestras, painéis e plenárias. Para o juiz Hildebrando da Costa Marques, presidente do Fonamec, o evento é uma grande oportunidade de magistrados e servidores que atuam com mediação e conciliação aperfeiçoarem a utilização de métodos consensuais de resolução de conflitos por meio de intercâmbio de experiências. 

Confira o currículo dos palestrantes:
- Daldice Maria Santana de Almeida fará a palestra de abertura e falará sobre os próximos passos na implementação da Política de Tratamento Adequado dos Conflitos. Ela é desembargadora federal do Tribunal Regional Federal da 3ª Região e conselheira do Conselho Nacional de Justiça. 

- Paulo Cesar Alves das Neves é juiz coordenador do Nupemec-TJGO e 2º vice-presidente do Fonamec. Ele vai falar sobre a importância do planejamento estratégico para as ações do Nupemec e Fonamec. A palestra será realizada no dia 10, às 8h30. 

- Reynaldo Soares da Fonseca é ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ). O magistrado abordará os métodos adequados de solução de conflitos à luz do princípio constitucional da fraternidade. A palestra será realizada no dia 10, às 9h20. 

- César Felipe Cury é desembargador do TJRJ e coordenador do Nupemec-TJRJ e 1º vice-presidente do Fonamec. A palestra será realizada no dia 10, às 10h20.

- Hildebrando da Costa Marques é juiz-auxiliar da Vice-Presidência do TJMT, coordenador do Nupemec-TJMT e presidente do Fonamec. O magistrado vai falar sobre a consolidação e ações no Fonamec de 2016. A palestra será realizada no dia 10, às 11h10.

- Roberto Pasqualim é presidente do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem. Ele é especialista em Direito Internacional pela "Academy of American and International Law", em Dallas, Texas. Tem diversas obras publicadas sobre direito arbitral. A palestra será realizada no dia 10, às 17h. Pasqualim discorrerá sobre o Poder Judiciário e as câmaras privadas.

- Marco Aurélio Gastaldi Buzzi é ministro do STJ e presidente de honra do Fonamec. Ele é mestre em Ciência Jurídica pela Universidade do Vale do Itajaí-SC. É professor da disciplina de Processo Civil na Uniceub e professor da disciplina de Métodos de Solução de Conflitos no IDP. O ministro falará sobre a obrigatoriedade da audiência de conciliação ou mediação. A palestra de encerramento será realizada no dia 11, às 14h30. 

No encontro está previsto ainda a votação dos enunciados aprovados nos grupos, a votação da reforma do estatuto do Fonamec e a eleição para presidente, 1º e 2º Vice-Presidentes.

Fonte: TJMT

Nenhum comentário:

Postar um comentário