quarta-feira, 23 de novembro de 2016

NUPEMEC participa de ciclo de palestras sobre a Semana Nacional da Conciliação

2016-11-22-PHOTO-00000099
Reflexão e debate
Foi realizado na última segunda-feira (21), no Fórum Cível da Capital, o ciclo de palestras sobre a Semana Nacional da Conciliação. O evento foi promovido pela Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB, presidida por Pablo Nóbrega, e contou com a participação e apoio do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba.

O presidente da OAB-PB, Paulo Maia, e outros palestrantes realçaram a importância da temática das formas autocompositivas, ou seja, a resolução de conflitos através da mediação, conciliação e arbitragem.

Segundo o magistrado Bruno Azevedo, diretor-adjunto do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos e Cidadania (NUPEMEC) do Tribunal de Justiça da Paraíba, e que participou do evento, “as formas autocompositivas deixaram de ser pautas de valores, defendidas através de uma política nacional, tendo à frente o Poder Judiciário, para se transformarem em um mandamento positivado em vários textos normativos”.

2016-11-22-PHOTO-00000094De acordo com Pablo Nóbrega, “o evento foi resultado do esforço comum da OAB-PB e do TJPB, no intuito de disseminar a cultura da paz, tornando mais acessível e de conhecimento da população, outros institutos de solução de conflitos, que por sua própria natureza, mostram-se muito mais céleres, informais e menos custosos, do que a via judicial”.

A programação abordou vários temas, voltados para as formas extrajudiciais, como: O Instituto da Conciliação e Mediação no novo Código de Processo Civil, que ficou sob a responsabilidade do advogado e mestre por Coimbra, Eduardo Madruga; Mediação Escolar, que ficou a cargo de Joseane Azevedo, vice-presidente da Comissão de Mediação e Arbitragem da OAB-PB; As Políticas e Projetos do NUPEMEC do TJPB, sob o encardo do juiz Bruno Azevedo, professor Doutor, pela UERJ, e o Papel da Advocacia na Conciliação, ministrado pela advogada, Ariana de Assunção, que integra a OAB-PB..

Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário