sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Semana da Conciliação no Amazonas excluiu 11,5 mil processos

Método eficiente
O acumulado parcial deste ano supera em 125% o do ano passado.Cerca de 30 mil pessoas passsaram pelos gabinetes dos juízes estaduais.

Um total de 11,5 mil processos foram extintos pelo Tribunal de Justiça do Estado do Amazonas (TJ/AM) durante a Semana da Conciliação no Amazonas. Os dados são referentes ao período de 28 de novembro a 2 de dezembro.

De acordo com o TJ/AM, o acumulado parcial deste ano já supera em 125% o número de acordos homologados em 2010, quando cerca de 4,9 mil processos do judiciário amazonense foram excluídos pelas vias de conciliação. No ano passado, de 8,5 mil audiências, 60% tornaram acordos. Em 2011, o número subiu para 80%.

Conforme a corregedora-geral de Justiça e coordenadora do evento no Amazonas, desembargadora Socorro Guedes, nesta semana de conciliação, passaram pelos gabinetes dos juízes estaduais mais de 30 mil pessoas e o valor movimentado ultrapassou os R$ 12 milhões.

Já o número de processos de 2º grau que chegaram a uma conciliação pelas vias do diálogo foi bem menos expressivo. Dos 32 casos que tramitam na 2ª instância do TJ-AM, apenas três chegaram a um acordo.

Segundo Tribunal de Justiça do Amazonas, é mais difícil conciliar um processo do 2º grau devido a complexidade das ações, aos valores envolvido e pelo interesse das partes.

Fonte: TJAM

Nenhum comentário:

Postar um comentário