segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Serviços essenciais inacessíveis

Problemas com bancos
Para conseguir adquirir o pacote de serviços gratuitos do Banco do Brasil, o associado Fred Sandes enviou o modelo de carta publicado na edição nº 156 da Revista do Idec

Abrir uma conta do tipo Serviços Essenciais – que é gratuita – é um direito do consumidor, mas costuma ser dificultada pelos bancos. O aposentado e associado do Idec Fred Sandes que o diga! Depois de pagar por dois meses a tarifa de R$ 32 por um pacote de serviços do Banco do Brasil (BB), ele conseguiu que o valor fosse reduzido para R$ 13,50 mensais. Mas ainda assim o considerou caro, pois sua conta corrente só é utilizada para receber os proventos mensais e efetuar alguns pagamentos. Solicitou, então, que sua conta fosse alterada para a denominada Serviços Essenciais, que foi regulamentada pelo Banco Central no fim de 2007 e determina que as instituições financeiras ofereçam alguns serviços – como folhas de cheque, saques e extratos mensais – gratuitamente.

Em agosto, o associado compareceu à sua agência com os documentos solicitados para a abertura da conta de Serviços Essenciais, e a funcionária informou que em três dias ela estaria Izilda França aberta. Porém, como não recebeu confirmação, Sandes voltou ao banco. Os documentos foram novamente solicitados, e quando ele informou que já os tinha entregado, a funcionária disse que seria necessário o envio de uma carta para a agência. Sentindo-se desrespeitado, Sandes resolveu fazer reclamação por escrito. Lembrou-se, então, de que tinha lido, na seção Caso Real da edição no 156 da Revista do Idec, um caso que também tratava de conta de Serviços Essenciais. Mas o problema do associado Fuad E. J. Elias era outro: ele não havia sido informado previamente da alteração do tipo da sua conta. Ainda assim, Sandes resolveu enviar ao BB a carta sugerida na matéria. E o resultado foi positivo: no dia seguinte ao envio, a agência informou que a conta estava aberta.

“Não é a primeira vez que o Banco do Brasil me desrespeita, e graças ao modelo de carta sugerido pelo Idec consegui resolver a situação em curto espaço de tempo”, comemora o associado.

Serviço
SE ACONTECER COM VOCÊ

Qualquer consumidor tem direito de exigir a abertura de uma conta do tipo Serviços Essenciais, que é gratuita e uma boa opção para quem utiliza o banco apenas para realizar as transações mais básicas.

Para solicitar a abertura desse tipo de conta, envie ao banco a carta disponível aqui. Se ele se recusar a abri-la ou houver qualquer tipo de problema envolvendo a solicitação, entre em contato com a ouvidoria.

Você também pode reclamar ao Banco Central, por meio do site. Paralelamente, registre queixa no Procon.

Fonte: IDEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário