terça-feira, 19 de junho de 2012

Desembargadora Fátima fala sobre a importância da conciliação para juízes, advogados e defensores públicos de Guarabira


Despertando para conciliação
Para um público formado de juízes, advogados, defensores públicos e servidores do Tribunal de Justiça da Paraíba, a desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, proferiu sua palestra “Conciliar - o sensível olhar da Justiça", na comarca de Guarabira. A aula aconteceu na tarde desta segunda-feira (18), no Fórum local e foi promovida pelo Núcleo de Conciliação do TJPB, em parceria com a Escola Superior da Magistratura (Esma).

Essa mesma palestra já foi dada em João Pessoa e Campina Grande. Segundo a magistrada, que também é diretora do Núcleo de Conciliação, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução nº 125, determinou que todos os estados instalem os núcleos de conciliação e arbitragem.

O mesmo texto diz que até o final deste ano, esses núcleos devem está funcionando. “Os novos métodos de conciliação devem ser encarados com uma forma alternativa de se processar as ações judiciais, sempre buscando consenso o consenso entre as partes e enfatizando a capacidade conciliadora do cidadão”, comentou a desembargadora. Também fazem partes do Núcleo de Conciliação do TJPB os juízes Gustavo Procópio (diretor adjunto), Bruno Azevedo e Carlos Sarmento.

Para determina a criação dos núcleos de conciliação o CNJ considerou a relevância e a necessidade de organizar e uniformizar os serviços de conciliação, mediação e outros métodos consensuais de solução de conflitos, para lhes evitar disparidades de orientação e práticas.

Fonte: Portal Independente

Nenhum comentário:

Postar um comentário