sábado, 30 de junho de 2012

Assistência viagem: tranqüilidade no exterior

                          Dicas importantes
Seja numa viagem a negócios ou a lazer, ninguém está livre de um
mal-estar, de um acidente ou mesmo do extravio da bagagem. Embora
você não vá sair do país pensando no pior, a solução para evitar
problemas pode estar na prevenção: contratar uma assistência viagem
antes (o que já é exigência para você entrar em alguns países da Europa).
Conheça aqui o que esses produtos oferecem e boa viagem! 

Como funcionam
 Você paga um valor antes de viajar para garantir coberturas de custos bem maiores caso
 precise de um atendimento de emergência durante a viagem.
 Por exemplo: se  você  contratou uma assistência viagem com cobertura de € 30 mil e
sofreu um acidente, a empresa tem que cobrir até esse montante seus gastos com remédios
em ambulatórios, consultas médicas, exames, internações hospitalares e intervenções
cirúrgicas.

  Opções de contratação
 Existem planos com vigência de longo prazo, cuja cobertura pode chegar a um ano, mas
que só vale para os períodos em viagem, e aqueles que duram exatamente o número de
dias de cada excursão.
 A primeira opção é interessante para quem viaja muitas vezes por ano.
 A segunda torna necessário contratar uma nova assistência cada vez que você for viajar.

  Diversos prazos

 As seguradoras costumam impor prazos mínimos de duração de seus
contratos. A maioria é de cinco dias – mesmo que a sua viagem só
dure três, você terá que pagar por pelo menos cinco.

 ambém há prazos máximos de duração dos contratos, a maioria de 90 ou 120 dias.

 Se a viagem durar mais do que o período contratado, você estará descoberto, a menos
que a empresa permita a contratação de dias extras, o que deve ser feito antes do final do
prazo.

  Onde contratar sua assistência

 Você pode fazer isso direto com a seguradora, mas é mais comum receber a oferta ao
comprar um pacote aéreo em uma agência de viagens.


 Se a agência tentar impor o serviço, incluindo os custos no pacote, procure outra empresa
onde você possa contratar o pacote sem a assistência, ou que dê a liberdade de escolher
outra seguradora para adquirir o serviço, e denuncie ao Procon. Isso é uma prática abusiva
(“venda casada”).


 Também é possível contratar a assistência viagem com o cartão de crédito. Esta opção,
porém, não é a mais aconselhável, pois envolve a análise de vários custos, como a
anuidade. E os capitais segurados (coberturas) costumam ser baixos.


 Algumas operadoras chegam a enviar a cobrança do prêmio da assistência, sem você ter
solicitado, junto com o cartão, ou incluem o valor do prêmio na fatura. Se isso acontecer,
entre em contato com a administradora do cartão para deixar claro que não está interessado
e não faça nenhum pagamento.


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Mondial, que garante as melhores coberturas do mercado com descontos que chegam a
20%.
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  As coberturas

 As coberturas básicas (obrigatórias em todas as assistências viagem) são de atendimento
médico e indenização por morte acidental. Seus gastos com médicos serão cobertos até
o valor total do contrato. Em caso de morte em um acidente, a maioria das assistências
garante a  indenização no valor máximo a seus beneficiários.

 Há  também  as  coberturas  complementares,  de  livre escolha  do  contratante,  como
assistência odontológica e as listadas a seguir.

 A repatriação sanitária é o transporte de volta para o país de origem, podendo ser
acompanha do por um médico ou enfermeiro, se você ficar gravemente doente ou ferido.

 A repatriação funerária cobre gastos com o retorno do corpo, em caso de falecimento
durante a viagem.

 Na assistência jurídica, se o segurado causar um acidente no exterior com vítimas ou
feridos graves, será coberto o pagamento dos honorários do advogado contratado para
ajudar na defesa. Mas atenção: algumas seguradoras não cobrem este gasto, apenas
ajudam a encontrar um advogado se você não conhecer nenhum no exterior.

 No pagamento de fiança, se o segurado for detido por causa de acidente, a seguradora
fará um empréstimo ao viajante, para garantir sua liberdade condicional, mas ele terá que
reembolsar o valor quando estiver de volta.

 No auxílio financeiro emergencial, também ocorre um empréstimo, mas, neste caso, para
despesas em caso de emergência, como um assalto.

 Em caso de problemas com o atraso do vôo por, no mínimo, seis horas, é possível acionar
a assistência para uma indenização, exceto para bilhete no sistema de overbooking.

Se houver demora para sua bagagem ser localizada no país em que visita, você pode ser
indenizado para comprar itens de primeira necessidade. Algumas empresas só consideram
“atraso” a demora de pelo menos 36 horas na localização.


 Já no extravio de sua bagagem, você pode receber o valor contratado como garantia, com
desconto do valor que a companhia aérea já tiver reembolsado (em geral, 40 a 50 dólares
por quilo). Se houver danos morais, você pode recorrer à Justiça contra a empresa aérea
para obter um valor maior.

 Nos três últimos casos, lembre-se de que é preciso acionar a seguradora antes de deixar o
aeroporto, preencher o formulário de reclamação da companhia aérea para poder acionar a
assistência e ter comprovantes dos gastos e prejuízos para ser ressarcido.

 Atenção: casos de atendimento médico ou falecimento devido a doenças preexistentes
não  têm  cobertura  garantida  da  assistência.  O mesmo  vale  para  acidentes por uso de
drogas.

Fonte: Proteste

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