| Você paga um valor antes de viajar para garantir coberturas de custos bem maiores caso
precise de um atendimento de emergência durante a viagem. |
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Por exemplo: se você contratou uma assistência viagem com cobertura de € 30 mil e
sofreu um acidente, a empresa tem que cobrir até esse montante seus gastos com remédios
em ambulatórios, consultas médicas, exames, internações hospitalares e intervenções
cirúrgicas.
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| Existem planos com vigência de longo prazo, cuja cobertura pode chegar a um ano, mas
que só vale para os períodos em viagem, e aqueles que duram exatamente o número de
dias de cada excursão. |
| A primeira opção é interessante para quem viaja muitas vezes por ano. |
| A segunda torna necessário contratar uma nova assistência cada vez que você for viajar. |
| As seguradoras costumam impor prazos mínimos de duração de seus
contratos. A maioria é de cinco dias – mesmo que a sua viagem só
dure três, você terá que pagar por pelo menos cinco. |
| ambém há prazos máximos de duração dos contratos, a maioria de 90 ou 120 dias. |
| Se a viagem durar mais do que o período contratado, você estará descoberto, a menos
que a empresa permita a contratação de dias extras, o que deve ser feito antes do final do
prazo. |
Onde contratar sua assistência |
| Você pode fazer isso direto com a seguradora, mas é mais comum receber a oferta ao
comprar um pacote aéreo em uma agência de viagens.
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| Se a agência tentar impor o serviço, incluindo os custos no pacote, procure outra empresa
onde você possa contratar o pacote sem a assistência, ou que dê a liberdade de escolher
outra seguradora para adquirir o serviço, e denuncie ao Procon. Isso é uma prática abusiva
(“venda casada”).
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| Também é possível contratar a assistência viagem com o cartão de crédito. Esta opção,
porém, não é a mais aconselhável, pois envolve a análise de vários custos, como a
anuidade. E os capitais segurados (coberturas) costumam ser baixos.
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| Algumas operadoras chegam a enviar a cobrança do prêmio da assistência, sem você ter
solicitado, junto com o cartão, ou incluem o valor do prêmio na fatura. Se isso acontecer,
entre em contato com a administradora do cartão para deixar claro que não está interessado
e não faça nenhum pagamento.
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| Associados da PRO TESTE podem contar com um convênio especial, fechado com a
Mondial, que garante as melhores coberturas do mercado com descontos que chegam a
20%.
Associe-se à PRO TESTE e aproveite mais esta vantagem especial. |
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As coberturas básicas (obrigatórias em todas as assistências viagem) são de atendimento
médico e indenização por morte acidental. Seus gastos com médicos serão cobertos até
o valor total do contrato. Em caso de morte em um acidente, a maioria das assistências
garante a indenização no valor máximo a seus beneficiários.
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Há também as coberturas complementares, de livre escolha do contratante, como
assistência odontológica e as listadas a seguir.
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A repatriação sanitária é o transporte de volta para o país de origem, podendo ser
acompanha do por um médico ou enfermeiro, se você ficar gravemente doente ou ferido.
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A repatriação funerária cobre gastos com o retorno do corpo, em caso de falecimento
durante a viagem.
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Na assistência jurídica, se o segurado causar um acidente no exterior com vítimas ou
feridos graves, será coberto o pagamento dos honorários do advogado contratado para
ajudar na defesa. Mas atenção: algumas seguradoras não cobrem este gasto, apenas
ajudam a encontrar um advogado se você não conhecer nenhum no exterior.
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No pagamento de fiança, se o segurado for detido por causa de acidente, a seguradora
fará um empréstimo ao viajante, para garantir sua liberdade condicional, mas ele terá que
reembolsar o valor quando estiver de volta.
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No auxílio financeiro emergencial, também ocorre um empréstimo, mas, neste caso, para
despesas em caso de emergência, como um assalto.
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Em caso de problemas com o atraso do vôo por, no mínimo, seis horas, é possível acionar
a assistência para uma indenização, exceto para bilhete no sistema de overbooking.
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Se houver demora para sua bagagem ser localizada no país em que visita, você pode ser
indenizado para comprar itens de primeira necessidade. Algumas empresas só consideram
“atraso” a demora de pelo menos 36 horas na localização.
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Já no extravio de sua bagagem, você pode receber o valor contratado como garantia, com
desconto do valor que a companhia aérea já tiver reembolsado (em geral, 40 a 50 dólares
por quilo). Se houver danos morais, você pode recorrer à Justiça contra a empresa aérea
para obter um valor maior.
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Nos três últimos casos, lembre-se de que é preciso acionar a seguradora antes de deixar o
aeroporto, preencher o formulário de reclamação da companhia aérea para poder acionar a
assistência e ter comprovantes dos gastos e prejuízos para ser ressarcido.
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Atenção: casos de atendimento médico ou falecimento devido a doenças preexistentes
não têm cobertura garantida da assistência. O mesmo vale para acidentes por uso de
drogas.
Fonte: Proteste
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