sexta-feira, 29 de junho de 2012

Férias seguras com aventuras radicais

Roteiros
As opções vão de roteiros de esqui no Pólo Sul, até mergulho no meio de tubarões na Austrália, viajar de trenó tracionado por cães no Ártico, escalar o Kilimanjaro na África, até voar em um caça supersônico nos arredores de Moscou. Mas não precisa ser tão radical, nem ir tão longe. 

Há inúmeros roteiros no Brasil onde as características naturais são muito favoráveis ao turismo de aventura, com seus oito mil quilômetros de costa, 55 mil quilômetros de rios, 3400 cavernas, centenas de chapadas e montanhas, além da maior floresta tropical do planeta. 

A prática de turismo de aventura está normalizada pela Associação Brasileira de normas Técnicas (ABNT). Portanto, procure por condutores e empresas de turismo de aventura certificados pelo Programa Aventura Segura. Você pode consultar no site www.aventurasegura.org.br.

Passo-a-passo
O primeiro passo é procurar uma empresa credenciada pela Embratur. A cada ano aumenta mais a oferta de pacotes de aventura no País: há mais de duas mil empresas atuantes, com mais de 200 roteiros de aventura. 

Todas são obrigadas a apresentar o Termo de Compromisso e Adesão às normas e padrões de proteção ao consumidor e turista nos termos do Código de Defesa do Consumidor. E devem oferece seguro de responsabilidade para cobertura de dano, por parte do prestador direto e do indireto.

Em seguida, estabelecer alguns roteiros que interessem ao grupo que viajará junto, e se informar sobre suas características, preços médios e itens de segurança necessários.

Com essas informações a mão, visite as empresas selecionadas para escolher o pacote mais adequado.

Escolha com cuidado
A escolha da empresa deve ser cuidadosa, pois o risco está sempre presente no turismo de aventura. É preciso optar pela mais capacitada a gerenciar os riscos, para que você possa curtir a emoção, a adrenalina, mas garantindo sua integridade física e emocional.

Fique atento a uma série de questões ao contratar o serviço. A segurança vai muito além da utilização de equipamentos adequados e da capacitação de condutores. Você precisa saber com antecedência, e se preparar, para todos os procedimentos seguidos nas atividades programadas. Assim como os cuidados que deve ter com o meio ambiente. 

Prefira empresas participantes do processo de avaliação de conformidade do Inmetro, que é de caráter voluntário mas tem adesão de 130 empresas. O Ministério do Turismo criou o Projeto de Normalização e Certificação em Turismo de Aventura, para identificar os aspectos críticos da operação responsável e segura dessa modalidade de turismo, que inclui canoagem, montanhismo, mergulho, escalada e voo livre, entre outras.

 O objetivo é também subsidiar o desenvolvimento de um sistema de normas para as diversas atividades que compõem o setor.O regulamento abrange os profissionais que trabalham em rafting, turismo fora-de-estrada em veículos 4x4 ou buggies, e caminhada de longo curso. 

Amparo do Código de Defesa do Consumidor
As empresas devem cumprir as determinações do Código de Defesa do Consumidor, inclusive do artigo 8º que as obriga a informar sobre os riscos envolvidos nos produtos e serviços colocados no mercado de consumo – alertando para o fato de que os esportes de aventura realizados na natureza apresentam sempre algum grau de risco.

Os riscos são gerenciados e minimizados por meio de duas estratégias: o uso de equipamentos de segurança credenciados por órgãos internacionais de segurança, e a experiência e treinamento dos guias e monitores.

Fechando contrato
Nunca faça esse tipo de passeio sem o acompanhamento de alguém especializado. Verifique se a empresa está cadastrada na Embratur.

Antes de assinar o contrato, leia com atenção todas as cláusulas, certificando-se de que tudo o que foi combinado verbalmente esteja documentado de forma correta e clara.

Faça constar  no contrato que  as atividades incluirão o uso de equipamentos de segurança credenciados por órgãos internacionais de segurança, e monitores devidamente capacitados e experientes na atividade.

Verifique se há referência aos  treinamentos e instruções, em caso de atividades em que eles sejam necessários.

Veja se há seguro incluído ou se ele é contratado à parte.

Observe se, na cláusula de segurança, constam informações sobre quem custeará as despesas médicas no caso de um acidente e se existe atendimento imediato.

Peça detalhamento de todas as atividades e nota fiscal dos serviços.

Desconfie de pacotes baratos, pois com segurança não se brinca.

Se, durante ou ao final do passeio, houver qualquer tipo de reclamação, procure registrar com fotos os locais em que houve problemas para que possa comprovar a queixa.

Troque telefone e endereço com os demais participantes para uma reclamação coletiva.

Faça constar uma cláusula no contrato quanto ao valor de devolução quando houver desistência, ou se a viagem não ocorrer por problemas climáticos, por exemplo.

A multa por desistência não pode ser aplicada se houver aviso com pelo menos 30 dias de antecedência.

Lembre-se sempre de levar: roupas de frio, leves e de banho, uma boa capa de chuva, cantil, tênis confortáveis ( amaciado ), mochila, protetor solar, chapéu e repelente, máquina fotográfica e muito bom humor. 

Seguro e a segurança
É importante averiguar se o pacote inclui seguro e, claro, se o passeio será acompanhado por um guia experiente e preparado para o tipo de programa escolhido. Procure referência com quem já usou os serviços.

Informe-se sobre a região, incluindo características físicas e se o local tem atendimento voltado ao socorro, em caso de emergência.

Nas atividades de aventura, em que o risco sempre existe, mas é algo controlado, você precisa se precaver de todas as formas possíveis no caso de acidentes.

Devem ser utilizados equipamentos de qualidade, respeitadas normas de segurança, e a mão de obra precisa ser bem qualificada e passar por reciclagem constante. 

 As modalidades de esporte de aventura são classificadas de acordo com o local em que se desenvolvam (ar, terra, água). 

As modalidades relativas ao ar incluem: Pára-quedismo, Sky-surf; Basejump, Asa-delta; Parapente (infla e decola), Balonismo e Ultraleve. 

As modalidades que têm a terra por foco são: Espeleologia (exploração de cavernas), Excursionismo (caminhadas, trekking e hikking), Rallies – classe turismo, Bung jump, Rope swing (pêndulo com corda), Cavalgada, Orientação (caminhada, corrida), Canionismo (rapel, tirolesa), Montanhismo (escalada, caminhada), Ciclismo, Mountain bike (cicloturismo), Off-road (fora-de-estrada), Arvorismo, Motocross, Sand board (prancha na areia). 

As relativas à água são: Caiaque, Surfe, Mergulho, Vela, Acqua-rider, Bóia-cross, Rafting, Outrigger (canoa havaiana), Canoa, Windsurf, Morey-bug (body boarding).

Prepare-se
Informe-se sobre o grau de dificuldade do roteiro e analise se as suas condições físicas são compatíveis ao pacote a ser contratado. Para determinadas atividades é exigido atestado médico comprovando que tem condições físicas de participar.

Pergunte, também, sobre a necessidade de fazer um curso preparatório ou de assistir a palestras explicativas sobre o roteiro, percurso ou modalidade escolhida. Aproveite para se informar sobre todos os detalhes, inclusive que tipo de roupa usar e alimentação apropriada ao roteiro.

Pergunte sobre a necessidade de levar celular, rádio, e se esses aparelhos funcionam normalmente no local.

Evite ímprevistos
A Assistência Viagem funciona como um “seguro automóvel”. Embora ninguém goste sofrer acidentes, muitas pessoas contratam uma apólice para evitar imprevistos. Com uma viagem, o raciocínio é o mesmo.

Essa assistência é importante para viajar com tranqüilidade e um pré-requisito para entrar nos países que assinaram o Tratado de Schengen. 

Por isso, a PROTESTE avaliou as principais assistências viagem disponíveis no mercado e fechou um convênio exclusivo para associados com a Mondial. Com ele, é possível ter descontos de 20% na contratação da sua assistência viagem.

 Fonte: Proteste

Nenhum comentário:

Postar um comentário