sexta-feira, 13 de novembro de 2015

Voluntários do “Justiça na Comunidade” iniciarão treinamento na próxima terça-feira

Juiz  Bruno Cezar Azevedo IsidroTribunal presente nos bairros
O Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba, através do projeto Justiça na Comunidade, iniciará, na próxima terça-feira (17), curso de capacitação visando instruir 15 voluntários que exercerão papel fundamental na conciliação e mediação de conflitos no Centro de Conciliação Mediação e Cidadania, que será implantado no bairro do Muçumagro, em João Pessoa.

O curso, que terá duração de duas semanas, será ministrado por instrutores do Núcleo, da Escola Superior de Magistratura (Esma) e terá a contribuição de 10 estudantes do curso de Direito do Instituto de Educação Superior da Paraíba (IESP).

De acordo com o juiz Bruno Azevedo, diretor-adjunto do Núcleo de Conciliação do TJ, o treinamento será a última etapa de preparação para o início das atividades do Centro de Conciliação, na comunidade Muçumagro. “Esse é um projeto piloto e, a partir dele, avaliaremos as experiências favoráveis e as dificuldades, para que possamos expandir o modelo para outras comunidades e até para outras comarcas”, afirmou.

Uma das vantagens do Centro é a solução célere para muitas demandas, eliminando a necessidade de deslocamento de pessoas que vivem em bairros muito afastados e que teriam dificuldades de acesso aos cartórios. “Bem como as dificuldades que teriam com os formalismos do Poder Judiciário”, destacou o juiz Bruno de Azevedo.

“Justiça na Comunidade” – Gerido pelo juiz Bruno Azevedo e coordenado pelo servidor Tony Viana, o projeto visa implantar núcleos de negociação em comunidades, fortalecendo a cultura da conciliação e promovendo cidadania nestes locais. A estrutura necessária para a instalação do programa reunirá a atuação do TJPB, Iesp, Fundação Margarida Maria Alves e Associação dos Moradores do Bairro.

Cidadania – Além da solução de demandas relacionadas as diversas áreas do Direito, o Centro também será fonte de cidadania e levará conhecimentos diversificados aos mais de 5 mil moradores do bairro. “Uma vez por mês, juízes, servidores, professores e alunos levarão palestras que despertem o interesse da comunidade, como violência doméstica, drogas, entre outros assuntos”, ressaltou Bruno Azevedo.

Por Marayane Ribeiro
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário