segunda-feira, 14 de março de 2016

Plataforma de conciliação on-line conclui processos em prazo recorde

Justiça dos novos tempos
Uma espera que pode durar até 180 dias na Justiça por um acordo processual tem chance de ser reduzida a uma semana quando a conversa entre as partes é feita pela internet em tempo real. O prazo recorde é a principal conquista da plataforma Concilie Online, concebida pelo advogado Agostinho Simões em 2012 e posta no ar um ano depois. Atualmente, 500 processos por dia encontram um desfecho a ser homologado nos tribunais.

A iniciativa levou em consideração o entendimento dos magistrados, ratificado no novo texto do Código do Processo Civil (em vigor a partir do dia 16), de que a maior parte das ações em trâmite pode se resolvida de forma amigável e sem a necessidade de um julgador.

Em Triagem, trabalha parte dos 45 conciliadores que tornam realidade o sonho de resolver um embate judicial no conforto do lar, no horário escolhido pelo reclamante.

— Sempre fui um inconformado pelo caos que é a gestão jurídica nas empresas, algo causado pelo grande número de processos na fila. E com a explosão de consumo ocorrido na década passada no país, o número de reclamações judicializadas aumentou exponencialmente, a maioria delas contra uma dezena de companhias. Uma ferramenta que possibilita solução ágil tem fundamental importância para a sociedade — explica Simões.

A plataforma, pioneira no Brasil, funciona do seguinte modo: a empresa contrata o serviço e passa para a equipe do Concilie Online os casos a serem mediados pela internet. O funcionário, então, faz o agendamento da conciliação. Via chat ou conferência, as partes chegam a um acordo obtido em até 20 minutos em média. Reclamante e reclamado recebem, por e-mail, o documento onde consta o que ficou acertado e o caso vai para um tribunal para ser homologado, pondo fim ao processo. Cerca de 90% das pessoas contatadas aceitam a audiência on-line e 75% delas optam pela solução amigável. A maioria dos casos refere-se a rusgas nas relações de consumo, mas processos trabalhistas e familiares também já foram resolvidos on-line. Atualmente, 60 empresas aderiram à plataforma.

A advogada Cintia Castro da Rocha foi uma das pessoas contactadas pelos conciliadores em processo que representava uma cliente negativada indevidamente pelo plano de saúde.

— Foi prático. Entraram em contato comigo e, por e-mail, ofereceram uma solução. Fiz uma contraproposta e elaboraram a minuta. A audiência on-line tabulou os termos do contrato. Em uma semana estava tudo pronto — diz

Fonte: O Globo

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