segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Conciliação rende 80% de acordos em Guaçuí, no Espírito Santo

Meta alcançada 
A 1ª Vara da Comarca de Guaçuí (ES), na Região do Caparaó, realizou nesta sexta-feira (18/10) audiências de conciliação em 32 processos da natureza cível e de família. O objetivo foi dar maior agilidade à prestação jurisdicional do município. O juiz Evandro Coelho de Lima conseguiu homologar 80% de acordos entre as partes e, do total de reuniões realizadas, 20 foram da área de família.

Entre os casos registrados, um processo de divórcio chamou a atenção dos agentes judiciais. Durante a conversa, o casal se reconciliou, e resolveu dar mais uma chance ao casamento. Já entre as 12 ações de vara e Juizado Cível, os envolvidos em um litígio relacionado a um cumprimento de sentença, que durava anos, conquistaram acordo satisfatório para ambos.

Para o juiz Evandro de Lima, a conciliação é a melhor forma de resolução de conflitos, pois, além de acelerar a tramitação processual, envolve as partes na resolução do conflito que agrade a ambos. "Acredito que a conciliação é a melhor forma de resolver um conflito. Poderia muito bem proferir várias sentenças, nas quais ninguém sairia satisfeito. Por isso, acredito que buscar um consenso entre as partes é o melhor caminho", ressaltou.

Na opinião do magistrados, os advogados já deveriam preparar seus assessorados para um acordo, "para virem com o espírito desarmado". As audiências foram realizadas no Fórum Juiz José Tatagiba.

Por TJES
Fonte: CNJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário