quinta-feira, 7 de julho de 2016

Escolas de JP receberão Núcleos do “Mediação e Protagonismo Escolar” em agosto

Foco nas novas gerações
Juiz Bruno Cezar Azevedo IsidroO projeto Mediação e Protagonismo Escolar: promovendo a cultura de paz nas escolas, será implantado em três instituições de ensino de João Pessoa, a partir de agosto. A iniciativa é uma parceria entre o Núcleo Permanente de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça da Paraíba, a OAB-PB, as Secretarias de Educação Estadual e Municipal, e os Ministérios Públicos Federal e Estadual.

Entre os dias 11 e 15 de julho será realizado o “Curso de Formação Teórico/Prático/Vivencial em Círculos de Construção de Paz”, destinado aos participantes. O objetivo é que os integrantes do projeto estejam habilitados para realizar a mediação de forma adequada. O curso será ministrado pelo professor Paulo Moratelli, da cidade de Caxias do Sul, e terá 40 horas/aula, divididas em 8 horas diárias, em cinco manhãs e cinco tardes.

“Será também formada uma equipe de multiplicadores, que passará a ministrar o curso em âmbito local”, explicou o juiz Bruno Azevedo, diretor-adjunto do Núcleo de Conciliação do TJPB.

Foram escolhidas uma escola estadual e duas municipais que receberão os núcleos de conciliação. Uma reunião, no formato de audiência, será realizada com as escolas escolhidas para esclarecer a respeito dos objetivos e da sistemática das ações desenvolvidas.

Após a avaliação da primeira etapa do projeto, pretende-se estendê-lo a outras escolas estaduais e municipais da região metropolitana de João Pessoa, a partir do início de 2017.

O projeto – Tem como objetivo instalar centros de mediação e conciliação no ambiente escolar. A ideia é promover a mediação como cultura de paz nas escolas, no relacionamento entre professores, pais, alunos e etc, correspondendo a Resolução nº 28/2011, que determina a implantação e desenvolvimento da mediação e conciliação como política judiciária de solução de conflitos na Paraíba.

Por Amyrane Alves
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário