Tudo em forma
Vem chegando o verão! Período de roupa mais leves, biquínis, shorts e maior exposição do corpo. Ficar em forma para a estação é o projeto de muitas pessoas e praticar exercícios está no topo da lista dos que buscam eliminar alguns quilinhos adquiridos durante o inverno. De acordo com a Associação Brasileira de Academias – Acad, nessa época o número de matrículas em academias de ginástica crescem de 20% a 30%. Se buscar uma academia para fazer atividades físicas está no seu projeto de verão, confira aqui algumas dicas para manter seu corpo e seu bolso em forma.
O ideal é fazer uma pesquisa de preço, visitando as academias para investigar se há possibilidade de negociação no valor da mensalidade ou horários promocionais e avaliar as condições dos equipamentos, da limpeza do local, dos vestiários e banheiros, bem como a ventilação de todos os espaços. Visitar o estabelecimento no horário que pretende freqüentar pode ser uma boa opção para ver se o fluxo de pessoas é compatível com a infraestrutura oferecida pela academia. Aproveite também para conversar com os profissionais e se informar se a atividade pretendida atende suas expectativas. Muitos estabelecimentos oferecem uma aula teste para o aluno poder contratar o serviço com mais tranqüilidade, pergunte sobre essa possibilidade.
Especialistas recomendam optar por uma academia próxima a sua casa ou local de trabalho para não ser vencido pela preguiça e assim faltar em aulas que já estejam pagas (geralmente este dinheiro não é devolvido). Outra recomendação é não se deixar impressionar com a sofisticação do local, os estabelecimentos mais simples também podem possuir excelentes profissionais.
Informe-se sobre as formas de pagamentos possíveis, o valor das parcelas, a taxa de inscrição ou matrícula, quais os encargos no caso de atraso do pagamento e se haverá outros custos como taxa de exame médico e avaliação física. Algumas academias oferecem desconto em planos trimestrais, semestrais e anuais. Entretanto, é preciso oferecer também a opção de contratação mensal ainda que com um valor mais alto dos estabelecidos nos pacotes.
Fique atento ao desconto oferecido nos planos e confira se eles atendem as suas necessidades. Avalie as condições caso precise desistir do contrato por motivos pessoais, talvez haja dificuldade para reaver o dinheiro pago adiantado com cheques pré-datados ou com o cartão de crédito. Em caso de multa rescisória, verifique como são devolvidos os cheques pré-datados, por exemplo, e não deixe de obter informações sobre em quais condições o contrato pode ser suspenso, no caso de doença, férias etc.
Leia o contrato com atenção e, se houver dúvidas, busque esclarecimentos, só assine depois de ter clareza do que está contratando. Para maior segurança, solicite que seja celebrado um contrato discriminando: dados pessoais dos envolvidos; preços; forma de pagamento; reajustes; horários; reposição de aulas; data de início e término e em que situação as partes poderão rescindir o acordo.
Conforme o artigo 51 do Código de Defesa do Consumidor, as empresas não podem estabelecer obrigações abusivas, que coloquem o consumidor em desvantagem exagerada. “Em caso de cancelamento do contrato pelo o aluno, as cláusulas contratuais devem ser respeitadas. O prestador de serviços pode reter parte do valor pago, mas multas abusivas são proibidas”, explica a superintendente de Defesa do Consumidor do Procon-MT, Gisela Simona Viana de Souza.
Fontes: Procon-SP e Procon-MT
Nenhum comentário:
Postar um comentário