sexta-feira, 11 de junho de 2010

Esma vai ministrar curso de mediação e conciliação

                                
Investindo nas novas gerações
A Escola Superior da Magistratura (Esma) promoverá um curso de Mediação e Conciliação para os alunos do quinto ano de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), com 30 horas-aula. O curso está previsto para ser realizado na segunda quinzena de agosto. A iniciativa atende a uma das cláusulas do acordo de cooperação técnica recentemente firmado entre o Tribunal de Justiça da Paraíba e o Centro de Ciências Jurídicas da Universidade.

O objetivo principal do acordo é propiciar aos alunos concluintes os conhecimentos teóricos e práticos nas áreas de conciliação e mediação. Para tanto, serão abertas duas frentes de ação: uma, com cursos teóricos e outra, com estágios no Fórum Regional de Mangabeira, em João Pessoa. Para a consecução do primeiro objetivo, o TJPB disponibilizou as instalações físicas da Esma, bem como seu corpo docente.

Para um melhor acompanhamento dos alunos, será instalado, no Fórum de Mangabeira, o Núcleo de Prática Jurídica. As atividades serão coordenadas por professores do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB.

Para o coordenador administrativo da Esma, Felix de Carvalho, iniciativas como esta contribuem para o enriquecimento do processo de ensino-aprendizagem e para uma melhor preparação dos futuros profissionais do direito. Além disso, estabelecem os desejáveis laços de cooperação entre instituições que têm objetivos comuns.

O chefe do Departamento de Direito Processual e Prática Forense do CCJ/UFPB, professor Marcos Célio, destacou a urgente necessidade de habilitar os formandos em Direito para o exercício das técnicas de conciliação e mediação. A mediação, como técnica alternativa de solução de conflitos, é considerada engrenagem fundamental na construção da cidadania, concluiu.

Por Fernando Patriota
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário