Pela primeira vez, o CNJ vai formar servidores do Judiciário como instrutores em conciliação e mediação a fim de intensificar a disseminação e a padronização dessas técnicas nos tribunais brasileiros. O Curso de Formação de Instrutores em Conciliação e Mediação, que será ministrado apenas para servidores do Judiciário, está previsto para acontecer a partir do dia 19 de setembro, em Brasília.
Serão duas turmas: a primeira terá aulas dos dias 19 a 23 de setembro. Já na segunda turma as aulas serão de 26 a 30 de setembro. Deverão participar apenas servidores do judiciário que já tenham experiência comprovada nestas técnicas de resolução de conflitos e em docência. De acordo com o regulamento (veja aqui), caberá aos tribunais a responsabilidade pelas despesas com transporte e diária de cada servidor.
A iniciativa é do Comitê Gestor do Movimento pela Conciliação, do CNJ e segue as determinações da Resolução 125 (veja aqui), que estabeleceu normas e prazos para instalação de centrais (centros judiciários) e núcleos de conciliação por parte dos tribunais de Justiça. Ainda não há definição sobre o número exato de servidores que serão atendidos na primeira edição do curso, mas a previsão é capacitar entre 20 e 48 profissionais.
Segundo o regulamento do curso, cada instrutor formado pelo CNJ, terá que ministrar pelo menos 10 cursos para formação de mediadores e conciliadores em seu tribunal de origem ou a convite de outros tribunais. O prazo para atingir essa meta é de dois anos. Após a formação, o CNJ vai acompanhar o desempenho dos instrutores durante os cursos ministrados nos tribunais.
Além do curso de formação, o CNJ vai fornecer, em parceria com a Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça, todo o material pedagógico, teórico e prático, necessário para que os instrutores possam lecionar. O material é composto por slides e apresentações, Manuais de Mediação Judicial, vídeos e exercícios simulados.
A seleção será feita até 19 de agosto. Os interessados devem encaminhar currículo e entrar em contato com a comissão organizadora do curso por meio do seguinte endereço: conciliar@cnj.jus.br
Por CNJ
Fonte: Xad Camomila
Nenhum comentário:
Postar um comentário