quarta-feira, 14 de maio de 2014

Segundo Mutirão Dpvat do Sertão e Cariri vai analisar quase 750 processos em Patos

Núcleo de Conciliação do TJPB vai ao Sertão
Durante o período de 21 a 23 de maio, será realizado na comarca de Patos o segundo mutirão de seguros Dpvat (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), promovido pelo Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), para buscar a solução de conflitos de aproximadamente 750 processos. O esforço concentrado é uma iniciativa do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do TJPB, em parceria com a Seguradora Líder.

O mutirão vai acontecer no horário das 8h às 18h, na Associação Atlética Banco do Brasil (AABB) e vai englobar ações de 31 unidades judiciárias do Estado, de 1ª e 2ª entrâncias. Às unidades do Sertão são as seguintes: Patos, Água Branca, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Conceição, Coremas, Itaporanga, Malta e Paulista, Piancó, Pombal, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santana dos Garrotes, São Bento, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, São Mamede, Sousa, Teixeira e Uiraúna.

Ainda participam do mutirão, as comarcas do Cariri: Cuité, Monteiro, Picuí, Prata, São João do Cariri, Serra Branca e Sumé, Taperoá.

O diretor-adjunto do Núcleo Permanente, juiz Fábio Leandro de Alencar, informou que há mudanças quanto aos processos inseridos na pauta, se comparado com o mutirão anterior. “Esclareço aos advogados que participarão do mutirão que nem todos os processos indicados constarão da pauta. Uma vez que a seguradora Líder, após análise prévia dos citados processos, excluiu os que não estão aptos para acordos”, disse o magistrado.

Os feitos que não estão aptos a análise são os seguintes: processos com sentença de improcedência, extinta ou com prescrição declarada, bem como os processos em que a seguradora não foi citada e a inicial não consta todos os documentos indispensáveis à propositura da ação.

O magistrado informou, também, que os processos que farão parte do regime especial serão publicados nas edições eletrônica do Diário da Justiça dos dias 16, 19 e 20 de maio.

A estrutura organizada para atender à demanda conta com 15 bancas de conciliação, além de servidores da Justiça, peritos, promotor de Justiça, defensor público e juízes responsáveis pela homologação dos acordos.

Esforço concentrado – Conforme dados do Núcleo Permanente, que tem na diretoria a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, no ano passado, o mutirão de conciliação de ações envolvendo o Seguro Dpvat das comarcas do sertão do Estado gerou o valor de R$ 3.629.369,08 em pagamentos. Durante três dias de atividades, foram realizadas 674 audiências. Destas, 564 resultaram em acordos, atingindo um índice de 83,68%.

Por Marcus Vinícius
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário