segunda-feira, 18 de maio de 2015

TJPB e Nassau redefinem ações do Núcleo de Conciliação do Fórum da Comarca de Bayeux

Ajustes
Uma segunda reunião aconteceu nesta segunda-feira (18), para discutir o novo modelo de atuação do Centro de Conciliação da comarca de Bayeux, com objetivo de dinamizar as ações de Conciliação e redefinir ajustes para uma melhoria da parceria entre o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e a Faculdade Maurício de Nassau.

A reunião contou a participação da diretora do Fórum de Bayeux, juíza Conceição Marsicano de Brito, o diretor adjunto do Núcleo de Conciliação, juiz Antônio Carneiro, da coordenadora do curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, Sâmara Coelho, e do responsável pelo Núcleo de Prática Jurídica, Antônio Ricardo.

Durante o encontro, foram debatidos vários temas, a exemplo da excelente estrutura do Fórum de Bayeux, comportando a estrutura do Núcleo e de futuros projetos; a necessidade da celeridade judicial; e a organização do futuro funcionamento da atividades no Núcleo.

A coordenadora do curso de Direito da Mauricio de Nassau ressalta que a continuidade da ação ajuda tanto no conhecimento acadêmico dos alunos que atuarão no Núcleo, quanto para o Judiciário, “facilitando um desafogamento processual e mostrando que, com a participação dos futuros bacharéis juntamente do Ministério Publico e Defensoria Pública, a Conciliação será intensificada”.

A diretora do Fórum, juíza Conceição, afirmou que o projeto objetiva dar maior celeridade aos processos em andamento, parabenizando o TJPB pela iniciativa. “Precisamos alavancar de uma forma mais pontual o Núcleo, exortando as pessoas para mostrar a importância desta iniciativa”, evidenciou.

Já o magistrado Antônio Carneiro fez o seguinte destaque: “Estamos implantando uma determinação da nova gestão para dinamizar as ações dos Centros de Conciliação, atendendo a algumas reclamações das próprias universidades e comarcas, para que esse serviço através de técnicas autocompositivas chegue a população de forma mais célere e eficaz.” 

Afirmando, ainda, que em breve a sociedade poderá contar com esta parceria com a Faculdade, de forma mais ativa, abreviando a prestação jurisdicional.

Por Vinícius Nóbrega
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário