segunda-feira, 25 de maio de 2015

Tribunal de Justiça da Paraíba iniciou nesta segunda-feira o maior Mutirão DPVAT do Estado

Abert_DPVAT_Joao_Pessoa_Juiz_Fabio_Leandro_25_05_15_ (49)Evento diferenciado
O maior mutirão do Tribunal de Justiça paraibano, em termos de número de processos, foi aberto na tarde desta segunda-feira (25) no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê). Em pauta estão cerca de 2.400 ações envolvendo o seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos de Via Terrestre (DPVAT).

O esforço concentrado é promovido pelo Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal de Justiça da Paraíba, que é coordenado pelo desembargador Leandro dos Santos, em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e as faculdades Maurício de Nassau, Unipê, Fesp e Iesp, visando alcançar número superior a 80% de homologações por meio da conciliação.

O diretor adjunto do Núcleo de Conciliação, juiz Antônio Carneiro, explicou que há processos de todo o Estado, desde a região metropolitana até comarcas do Brejo paraibano. “Os processos já foram previamente analisados pela seguradora Líder e que estão com os advogados. Uma equipe de médicos peritos, tanto da própria seguradora como médicos do juízo, foram designados para resolver essas pendências”, informou o magistrado.

Para a realização do mutirão DPVAT, mais de 150 profissionais estão envolvidos. A estrutura funcional das audiências conta com 80 conciliadores, distribuídos em 30 bancas, sete cabines de perícia, com 12 peritos, 40 servidores do TJPB, seis magistrados, representantes da Defensoria Pública, do Ministério Público e da Seguradora Líder, esta última empresa responsável pelo pagamento do seguro.

De acordo com o também diretor adjunto do Núcleo, juiz Fábio Leandro, a realização do mutirão DPVAT é uma forma de desafogar o Judiciário estadual e promover mais celeridade aos processos judiciais.

“Tendo em vista a demanda que aumentou assustadoramente, o diretor do Núcleo, desembargador Leandro dos Santos, achou por bem aumentar o número de pessoas a serem atendidas. O maior número de processos nos mutirões anteriores foi de 1.500. Este ano, chegamos à marca de 2.400 ações que resolvemos colocar em análise nesse esforço concentrado”, afirmou o juiz Fábio Leandro.

DPVAT – Para solicitar a indenização as vítimas de trânsito ou seus beneficiários podem ligar para o número 0800 0221204. A ligação é gratuita para todos os estados brasileiros. Há ainda o “fale conosco”, através do site oficial do DPVAT, www.dpvatsegurodotransito.com.br.

Os casos são analisados e, dependendo da situação, os juízes definem os valor a ser pago. Após a homologação do acordo, a seguradora terá o prazo de 45 dias para a realização do pagamento à vítima. O valor máximo pago é de R$ 13.500 em caso de morte ou invalidez permanente.

Por Marayane Ribeiro (estagiária)
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário