domingo, 3 de abril de 2016

Dirigentes do Núcleo de Conciliação do TJPB visitam o Centro de Mediação de Sousa

3B595734-8089-4074-B4E5-5E77780C9E41-exportInteriorizando as ações
O diretor do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargador Leandro dos Santos, e o diretor-adjunto, Juiz Bruno Azevedo, visitaram na manhã desta sexta-feira (1º) o Centro de Conciliação e Mediação da Comarca de Sousa. A visita faz parte da política do Núcleo de reconhecimento e estruturação dos Centros existentes no Estado.

O desembargador Leandro participou de reuniões com os integrantes do Centro, representados pelos professores e coordenadores do curso de Direito da UFCG, em Sousa, e com os alunos, que explanaram a sistemática de atuação hoje existente naquela Comarca.

Funcionando no prédio onde já foi o Curso de Direito de Sousa, o Centro de Conciliação e Mediação conta instalações satisfatórias, com professores preparados, inclusive, com Doutorado, e cerca de 50 alunos treinados em técnicas autocompositivas pelo Tribunal. Já o curso de Direito em Sousa, atendendo às políticas de estímulo do TJPB, tem na sua matriz curricular a disciplina de mediação e arbitragem. “O curso realiza palestras e procurar despertar no alunato, em seus trabalhos de conclusão de curso, temas sobre as formas extrajudiciais, levando a uma nova cultura de solução dos conflitos nas novas gerações”, observou coordenador do CEJUSC, pela universidade, o professor doutor José Alves Formiga.

O desembargador Leandro dos Santos falou do novo formato de atuação, com a entrada em vigor do novo CPC (Código de Processo Civil), onde o CEJUSC em Sousa, contará com estrutura física no Fórum da Comarca, para dar suporte às Varas Cíveis e de Família, colocando em prática os ideais do novo diploma e a política de autocomposição do CNJ e do TJPB.

ea5d25e003417e4c7ef754480d89e7d0O juiz Bruno Azevedo anunciou para a comunidade acadêmica sousense e representantes da OAB local, a realização da I Olimpíada Estadual de Conciliação e Mediação, que ocorrerá no segundo semestre, e que faz parte das estratégias do Núcleo de Conciliação e Mediação do Tribunal, para difundir as práticas autocompositivas no nosso Estado. De acordo com o magistrado, o edital da Olimpíada será divulgado até o final deste mês e contará com duas categorias de competidores, alunos e bacharéis, até dois anos de formação.

A professora doutora Jônica Marques, Diretora do Campus em Sousa, parabenizou as iniciativas do TJPB, ressalvando o exemplo do Tribunal, enquanto órgão de cúpula do Poder Judiciário no Estado e os efeitos de tais ações para a consolidação de novas posturas e enfrentamento dos problemas sociais.

O CEJUSC na Comarca de Sousa tem a coordenação judicial do magistrado Renan do Vale Melo Marques, titular do juízo da 5ª Vara na Comarca de Sousa.

Imprensa – A Rádio Sousa, 104 FM, fez a cobertura do evento e entrevistou o desembargador, que concedeu entrevista para o programa FM Alerta, explicando aos ouvintes da região a importância da conciliação e da mediação, a partir do NCPC e os serviços prestados pelo Centro de Conciliação e Mediação de Sousa, enquanto instituição parceira do TJPB.

Por Gecom
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário