quarta-feira, 31 de agosto de 2016

1ª Jornada Municipal de Justiça Restaurativa acontecerá nesta sexta-feira em Patos

Imperdível
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social de Patos e a Vara da Infância e Juventude da Comarca realizarão, no próximo dia 02 de setembro, a 1ª Jornada Municipal de Justiça Restaurativa. A programação começa às 8h45 com término às 17h30 e contará com a realização de duas palestras: “Justiça Restaurativa” e “Círculos de Construção de Paz”. O evento acontecerá no Patos WaterPlay.

O evento tem como objetivo sensibilizar autoridades e lideranças do município, através da apresentação dos aspectos teóricos e práticos da Justiça Restaurativa, a desenvolver esse método adequado de solução de conflitos vinculado à difusão da Cultura da Paz, que pode ser aplicado em diversos espaços de convivência social.

A Justiça Restaurativa funciona em todas as esferas do Direito, não apenas na Criminal, conforme informou o diretor do Fórum de Patos, juiz Hugo Gomes Zaher.

“A justiça Restaurativa é voltada a atingir conflitos onde haja vítima e ofensor e, normalmente, encontramos isso em processos criminais e infracionais. Quando se fala em criminal, não se pode ter apenas em vista crimes de pequeno potencial ofensivo, ela pode atingir qualquer tipo de crime, não substituindo a pena, mas permitindo que as pessoas envolvidas possam reconstruir os vínculos, restaurar laços e, em alguns casos, até a convivência entre as partes envolvidas direta e indiretamente no caso”, explicou Hugo Gomes.

Grupo de trabalho – Baseado na Meta 8 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que estabelece que todo Tribunal deve criar um pólo de Justiça restaurativa, que desenvolva esses métodos, um grupo de trabalho foi instituído pelo presidente do CNJ, ministro Ricardo Lewandowski, por meio da Portaria n. 74 de 12 de agosto de 2015. O grupo vem trabalhando para desenvolver estudos e propor medidas para contribuir com o desenvolvimento da Justiça Restaurativa no país.
Anexo a matéria segue a programação.

Por Laíse Santos
Fonte: TJPB 

Nenhum comentário:

Postar um comentário