quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Quarta edição do Mutirão DPVAT é aberta na comarca de Patos

Abert_DPVAT_Patos_30_08_16_ (188)Esforço concentrado
Durante os próximos três dias, a comarca de Patos está promovendo a quarta edição do Mutirão do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT). O evento, que começou na manhã desta terça-feira (30), pretende analisar mais de 800 processos de vítimas de trânsito. As ações ocorrem no ginásio da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), bairro Salgadinho, das 8h às 18h.

O mutirão é promovido pelo Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), em parceria com a Seguradora Líder, empresa responsável pelo pagamento do seguro DPVAT no país. O diretor-adjunto do Núcleo, juiz Bruno Azevedo, afirmou que a expectativa é que o mutirão promova mais 80% de acordos, e a novidade para esse ano é a divisão em duas fases dos processos, os feitos que não têm citação e os que já possuem.

“A ideia é promover o máximo possível de conciliação, buscando acordo em todos os processos, e desta forma reduzirmos o estoque de feitos que congestiona a pauta do Poder Judiciário na comarca de Patos”, disse o magistrado. Ele, ainda, ressaltou que após os acordo entre as partes e a Seguradora Líder, o valor correspondente a indenização será depositado em até 45 dias, na conta da parte vinculada ao processo.

Conforme dados do Núcleo de Conciliação do TJPB, nas últimas três edições (2013/2014 e 2015) mais de duas mil pessoas fizeram acordos com a Segura Líder, em Patos, o que permitiu uma arrecadação de R$ 7.362.222,00 para indenizar as vítimas. Esse valor alcançado corresponde a uma média de quase dois milhões e meio por cada edição.

“Outro ponto positivo da conciliação e mediação é que além de resolver os conflitos de interesse da melhor forma possível, também acaba injetando dinheiro na economia local”, afirmou Bruno Azevedo.

Abert_DPVAT_Patos_30_08_16_ (141)A novidade desta edição é que atendimento será feito por ordem de chegada e o não comparecimento injustificado do advogado e seu constituinte, no dia marcado para a audiência, será considerado como renúncia a prova pericial. “A cada edição buscamos aperfeiçoar e minimizar os erros anteriores. Nesta, temos uma melhor estrutura e uma organização maior para tentarmos otimizarmos ao máximo possível o evento e alcançarmos o resultado desejado”.

Esta quarta edição, o esforço concentrado conta com 20 bancas de conciliação, comandadas pelos alunos das Faculdades Integradas de Patos (FIP), e cinco bancas de perícia, com a presença de um perito do Tribunal e um da seguradora, além de cinco magistrados e 25 servidores do Tribunal de Justiça.

As unidades judiciais que participam do mutirão são as seguintes: Água Branca, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, Cajazeiras, Catolé do Rocha, Conceição, Coremas, Cuité, Itaporanga, Malta, Monteiro, Patos, Paulista, Piancó, Picuí, Pombal, Prata, Princesa Isabel, Santa Luzia, Santana dos Garrotes, São Bento, São João do Cariri, São João do Rio do Peixe, São José de Piranhas, São Mamede, Serra Branca, Sousa, Sumé, Taperoá, Teixeira e Uiraúna.

Quem pode receber o DPVAT – Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) é um seguro de cunho social, criado com o intuito de amparar as vítimas de acidentes e seus familiares, indenizando-os em caso de invalidez permanente ou morte, e indenizando eventuais despesas, provenientes de qualquer acidente de trânsito, ocasionados por qualquer veículo automotor de via terrestre ou por suas cargas, as pessoas transportadas ou não.

Não importa se a vítima é condutora, passageira ou pedestre. Todas as vítimas de acidente de trânsito têm direito ao Seguro DPVAT.

Por Marcus Vinícius
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário