quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Campina vai receber novo Centro Judiciário de Solução de Conflitos

Espaço de solução e cidadania
Na próxima sexta-feira (23), no Fórum “Affonso Campos”, a partir das 10h30, será inaugurado mais um Centro Judiciário de Solução de Conflitos (CEJUSC) na Região de Campina Grande (2ª região). O novo centro, que tem como objetivo atender às varas Cíveis da comarca de Campina, realizará as sessões de tentativa de conciliação, nos casos em que o conflito já se encontra judicializado.

O evento contará com a presença do diretor do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba (NUPEMEC), desembargador Leandro dos Santos, e da coordenadora de conciliação da região, juíza Ivna Mozart Moura, além outros magistrados, advogados, promotores, corpo docente e administrativo da universidade parceira e servidores da Justiça.

O novo centro vem para atender a prescrição do novo Código de Processo Civil, segundo a qual a tentativa de conciliação deverá anteceder até mesmo a resposta do réu. Os juízes das varas Cíveis poderão encaminhar os autos o centro, onde serão realizadas as audiências.

Na ocasião, ainda, haverá assinatura do convênio firmado entre o Judiciário estadual e a Faculdade CESREI, o qual regula a parceria entre tais instituições, que possibilitará o funcionamento do CEJUSC V. “As parcerias público-privadas têm se mostrado não apenas proveitosas, mas decisivas na implementação das técnicas autocompositivas no Estado.”, disse a juíza Ivna Mozart Moura.

Ainda segundo a magistrada, o convênio inaugura uma nova fase da solução de conflitos judicializados em Campina Grande, na medida em que impacta a forma de solucionar os conflitos já judicializados, ao tempo em que promove uma colaboração acadêmica para os alunos que, como conciliadores, terão a oportunidade de, desde a faculdade, valorizar a autocomposição.

Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário