quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Mutirão DPVAT apreciará cerca de 900 processos até sexta-feira (23) em Campina

Esforço concentrado em favor da conciliação
IMG-20160920-WA0035 (1)Durante os próximos quatro dias, a comarca de Campina Grande estará promovendo a quarta edição do mutirão do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores em Via Terrestre (DPVAT). Na ocasião, até sexta-feira (23), serão apreciados cerca de 900 processos no ginásio de esportes do município ‘Evanilson Menezes’, localizado na Avenida Espírito Santo, s/n, Bairro da Liberdade, no horário das 8h às 18h.

O evento é promovido a partir de uma parceria entre o do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) e a Seguradora Líder, empresa responsável pelo pagamento do seguro DPVAT. De acordo com o diretor-adjunto do Núcleo de Conciliação, juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, a expectativa como em todas as outras edições, em Campina Grande, é de um total êxito do mutirão, com um índice de solução de cerca de 80% de conciliação dos processos entre as partes.

O magistrado ressaltou que a diferença essencial deste esforço concentrado, para as demais edições local, é que foram inclusos não só os feitos onde houve a citação da Seguradora. “Também estamos incluindo os processos em que a parte já ajuizou, mas não ocorreu a citação da Seguradora Líder, ou seja, estamos aumentando um número maior de atendimentos aos jurisdicionados”.

Para a coordenadora do esforço concentrado e juíza do 3º Juizado Auxiliar Cível de Campina, Ivna Mozart, esses métodos extrajudiciais de solução conflitos são formas que refletem não apenas uma solução qualitativa, mas quantitativa também. “A medida que diminui o número de processos em tramitação, por outro lado, propicia um desfecho mais qualificado do litígio, já que são as próprias partes que constroem aquela decisão”.

Esta edição conta com 25 bancas de conciliação, comandadas pelos alunos das Facisa, Universidade Federal de Campina Grande, conciliadores do CEJUSC local, 10 peritos do Tribunal e cinco peritos/assistentes da seguradora, além de cinco magistrados e 35 servidores do Tribunal de Justiça.

As unidades judiciais que participarão do mutirão são as seguintes: Alagoa Grande, Alagoa Nova, Areia, Aroeiras, Barra de Santa Rosa, Boqueirão, Cabaceiras, Cacimba de Dentro, Campina Grande, Cuité, Esperança, Ingá, Itabaiana, Juazeirinho, Monteiro, Picuí, Pocinhos, Prata, Queimadas, Remígio, São João do Cariri, Serra Branca, Soledade, Sumé, Taperoá e Umbuzeiro.

Quem pode receber o DPVAT
Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) é um seguro de cunho social, criado com o intuito de amparar as vítimas de acidentes e seus familiares, indenizando-os em caso de invalidez permanente ou morte, e indenizando eventuais despesas, provenientes de qualquer acidente de trânsito, ocasionados por qualquer veículo automotor de via terrestre ou por suas cargas, as pessoas transportadas ou não.

Não importa se a vítima é condutora, passageira ou pedestre. Todas as vítimas de acidente de trânsito têm direito ao Seguro DPVAT.

O DPVAT é o único seguro no Brasil que dá cobertura à totalidade da população de um país, inclusive a visitantes estrangeiros que sejam vítimas de acidentes de trânsito dentro do território nacional.

Por Marcus Vinícius
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário