quarta-feira, 27 de outubro de 2010

TJSP treina candidatos a conciliadores voluntários

                              Novas Gerações
O juiz auxiliar do Setor de Conciliação do Fórum João Mendes Jr, Josué Modesto Passos, deu início, (21/10), ao treinamento para candidatos a conciliadores voluntários do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJSP). O curso contou com 120 participantes.

As palestras foram ministradas por Fábio Pacheco Dutra e Nelson Gonçales Gomes Júnior, funcionários da Secretaria de 1ª Instância do TJSP e treinados pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O objetivo é preparar os voluntários com ferramentas e técnicas apropriadas para promover a conciliação.

Qualquer um pode se candidatar à vaga de conciliador voluntário do Tribunal de Justiça e esperar convocação para o treinamento, basta levar o currículo para o setor de conciliação do Fórum João Mendes, 21º andar, sala 2109. O Provimento 953 de 2005 permite que profissionais de qualquer área possam atuar como conciliadores, desde que tenham perfil para isso e passem pelo treinamento.

Para o juiz Josué Modesto Passos, o grupo de conciliadores é a espinha dorsal do setor de conciliação. “São essas pessoas que conduzem efetivamente as audiências no dia a dia. Queremos incentivar a cultura da conciliação, proporcionando mais rapidez na pacificação dos conflitos, com resultados expressivos na redução dos processos em andamento na Justiça”, afirmou. Ainda segundo ele, “o treinamento esta sendo muito oportuno já que precisaremos do auxílio desses conciliadores para a próxima Semana Nacional de Conciliação”, concluiu.

Semana Nacional - O CNJ realizará, de 29 de novembro a 3 de dezembro de 2010, a Semana Nacional da Conciliação. O objetivo é difundir meios alternativos para a solução de litígios, onde inúmeros juízos do país estarão empenhados em realizar o maior número possível de conciliações.

Em São Paulo, o sistema para cadastro de processos e pedidos pré-processuais estará no ar até 31 de outubro de 2010 através do portal www.tjsp.jus.br.

Fonte: TJSP

Nenhum comentário:

Postar um comentário