Caminhos da Conciliação
O Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) vai instalar mais dois Centros de Conciliação e Mediação em unidades judiciais do sertão do Estado. A instalação é uma parceria do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba com as instituições de ensino superior das comarcas de Cajazeiras e Sousa. As solenidades de assinaturas dos convênios ocorrerão nesta quinta-feira (19), e contará com a presença da diretora do Núcleo de Conciliação, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes.
A instalação em Cajazeiras será às 15h30, e é fruto da parceria com a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic). Já a partir das 17h30, será entregue o Centro de Conciliação da unidade de Sousa. Esta é em parceria com a Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Campus Sousa.
De acordo com a desembargadora Maria das Graças, as formas extrajudiciais como conciliação, mediação e negociação ganham força na solução de conflitos no âmbito do TJPB. “A instalação dos centros de conciliação será bastante proveitoso para o Tribunal de Justiça, uma vez que estará divulgando a cultura da paz, por intermédio dos métodos consensuais, uma das principais bandeiras do Conselho Nacional de Justiça – CNJ e do próprio Tribunal.”, ressaltou a magistrada.
Já existe Centros em funcionamento nas unidades de Cabedelo, em parceria com a instituição IESP; Fórum de Mangabeira (FESP e UFPB); Fórum Cível da Capital (IESP E UNIPE); comarca de Guarabira (UEPB); e Campina Grande (Facisa). Já em Patos, será instalado no mês de outubro.
Por Marcus Vinicius
Fonte: TJPB
Fonte: TJPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário