segunda-feira, 30 de setembro de 2013

ProEndividados já tem mais de quinze cadastrados para tentar negociar dívidas junto aos credores

Muita procura
As pessoas endividadas e que desejam negociar suas dívidas junto às instituições de créditos já começaram a procurar o ProEndividados, do Tribunal de Justiça da Paraíba. Na instalação do programa, na tarde desta segunda-feira (30), no Fórum Cível da Capital, cerca de quinze pessoas procuram o programa no seu primeiro dia e agendaram a data da ‘conciliação’, ao assinar um termo de compromisso. As audiências de conciliação terão início no próximo dia 14 de Outubro.
“O programa ProEndividados é permanente, não tem data para terminar e já funciona com bastante êxito em outras capitais. Hoje está sendo implantado em nosso estado, em João Pessoa, e no Centro de Conciliação, no Bairro da Prata, em Campina Grande, para atender as pessoas que têm problemas de endividamento”. disse o juiz-coordenador do ProEndividados, Antônio Carneiro de Paiva Júnior.
A partir de hoje aqueles que se encontram em situação de inadimplência ou de superendividamento já podem solucionar seus problemas de endividamento, buscando a Justiça para expor sua dívidas e tentar negociá-las junto aos credores, conforme ressaltou o magistrado.
Na Capital, o programa está atendendo na antigo Setor Médico do Fórum Cível “Desembargador Mário Moacyr Porto”, no andar térreo. Já em Campina Grande, o atendimento está sendo feito no Centro de Conciliação e Mediação do Fórum Afonso Campos, na avenida Rio Branco - 405, Centro.
“Tragam as contas de água, luz, telefone, débitos bancários, enfim, todas aquelas que não tiveram condições de serem honradas dentro do prazo de pagamento. É preciso apenas que tenham sido contraídas de boa-fé, não importando se motivadas por problemas de doença na família, perda de emprego, separação, divórcio, ou até mesmo um má gerenciamento do orçamento doméstico”, explicou o juiz coordanador.
O programa funciona com a participação de alunos do Curso de Direito, os chamados ‘conciliadores’. Em João Pessoa atuam os estudantes do Instituto Paraibano de Educação (Unipê) e, em Campina Grande, os da Faculdade de Ciências Sociais (Facisa).
Proendividados – O programa tem por objetivo estabelecer um acordo através da conciliação, mediação e negociação entre as pessoas com alto grau de endividamento e seus credores. O projeto será dirigido, principalmente àquelas pessoas cujas dívidas sejam maiores que suas receitas.
Por  Clélia Toscano
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário