segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Núcleo de Conciliação realiza pré-lançamento do terceiro ano do projeto “Curso de Direito Amigo da Conciliação”

Estimulo aos cursos de Direito
O Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba realizou, na tarde desta segunda-feira (6), uma reunião com representantes dos cursos de Direito de universidades e faculdades sediadas na Paraíba, para o pré-lançamento do terceiro ano de realização do projeto “Curso de Direito Amigo da Conciliação”, criado em novembro de 2012. O objetivo do encontro foi fomentar o debate das formas extrajudiciais para solução de conflitos, bem como buscar o fortalecimento da parceria entre o TJPB e a Academia.

Estiveram presentes representantes da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), da Faculdade de ensino Superior da Paraíba (Fesp), Faculdade Paraibana (Fap), Associação Paraibana de Ensino Renovado (Asper), Instituição de Ensino Superior da Paraíba (Iesp) e da Faculdade Maurício de Nassau.

Na oportunidade, o diretor adjunto do Núcleo de Conciliação do Tribunal, juiz Bruno Azevedo, informou aos presentes que será feito um ranking para classificar os 19 cursos de Direitos existentes no Estado, buscando classificar os mais “amigos da conciliação” aos “menos” interessados nessa prática. Tal classificação será feita de acordo com as respostas de um questionário sobre a iniciativa das entidades a respeito das atividades extrajudiciais.

Dentre as questões a serem respondidas pelas instituição estão: se há disciplina voltada para as formas extrajudiciais com um mínimo de 20 alunos cursando; se o curso dispõe de Núcleo de Prática Extrajudicial com ao menos 15 alunos atuando; quantos alunos, nos últimos dois semestres, abordaram a temáticas das formas extrajudiciais em trabalho de conclusão de curso, artigos e outros.

O magistrado afirmou, ainda, que o Núcleo está aberto à ideias que possam melhorar as atividades já desenvolvidas, a exemplo dos mutirões de conciliação. “Nossa parceria é via de mão dupla. Tanto são beneficiados os alunos das instituições, que participam dos mutirões como voluntários e aprendem mais, quanto o Poder Judiciário, com essa colaboração”, assegurou.

Reuniao_Nucleo_C_UFPB_FAP_ASPER_M_NASSAU_06_10_14_ (3)A diretora do Núcleo, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, encara o projeto como de grande importância para a prática da resolução 125 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). “A resolução tem em suas formas autocompositivas a mediação e conciliação. Ou seja, formas de acesso à justiça que podem servir para diminuir a procura excessiva pelo Poder Judiciário e garantir a celeridade das soluções”, considerou.

Retorno
O curso de Direito da Faculdade Maurício de Nassau, parceiro dos Mutirões desde 2013, é um dos que têm disciplina voltada para o tema: “Conciliação, Mediação e Arbitragem”. Segundo Samara Coelho, coordenadora do curso, a disciplina prepara o aluno para essa nova demanda.

“No último mutirão Dpvat os alunos adoraram pelo contato que tiveram com o público e com as diferentes versões, e já estão nos procurando para saber sobre a participação do próximo”, exemplificou a coordenadora sobre o interesse dos alunos pela Conciliação.

A professora da Instituição de Ensino Superior da Paraíba (Iesp), Cristiane Rabelo, também lembrou da importância da renovação na busca por solução de conflitos judiciais. “Nosso convênio com o TJPB aconteceu ainda em 2010 e centenas dos nossos alunos já participaram como mediadores. O retorno que vemos é positivo”, garantiu.

Por Karina Negreiros (estagiária)
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário