sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Curso de Direito da CESREI adere ao Projeto Amigo da Conciliação do TJPB

Compromisso acadêmico
Em visita a CESREI Faculdade, o Professor Bruno Azevedo, Juiz Adjunto do Núcleo de Conciliação do TJPB, foi recebido pelos Professores Rodrigo Reül, Umberto Ramos e Iasley Almeida, coordenador do Curso, para uma conversa sobre propostas e metas do Projeto Curso de Direito Amigo da Conciliação, instituído pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, através do seu Núcleo de Conciliação. 

O Juiz Bruno Azevedo disse que a partir do Portal da Conciliação do TJPB, que será levado ao ar até a Semana da Conciliação, que ocorrerá entre 07 e 14 de Novembro, haverá um Ranking do Projeto Curso de Direito Amigo da Conciliação e a posição dos 17 cursos existentes na Paraíba, será definida pela maior adesão as informações prestadas na pesquisa online enviada pelo Núcleo.


Adicionar legenda
 A ideia do Projeto, é estimular os cursos de Direito a enfocar o estudo e discussão das formas extrajudiciais de solução dos conflitos e legar as próximas gerações de atores jurídicos, outras formas de acesso à Justiça, e deixar o Judiciário como última hipótese ou só nos casos indisponíveis.   

Na ocasião, o Coordenador do Curso mostrou-se entusiasmado com a iniciativa do TJPB, e informou que já respondeu a pesquisa. De acordo com Iasley Almeida, com o impulso promovido pelo Tribunal, a tendência será as Faculdades de Direito também se dedicarem ao ensino, pesquisa e extensão das formas extrajudiciais de solução dos conflitos, ampliando a visão dos acadêmicos para as múltiplas formas de resolução das questões sociais e contribuindo para sedimentar uma cultura de pacificação, ao invés da cultura da guerra, que é a adotada com a via judicial.
O Professor Rodrigo Reül, que leciona a disciplina de Mediação e Arbitragem no Curso de Direito da Cesrei, afirmou que a temática tem despertado enorme interesse dos alunos. Principalmente, com o esforço do Poder Judiciário com as várias campanhas, que ajuda a difundir  e popularizar o tema.

De acordo com o Diretor-Geral da instituição, o Professor Umberto Ramos, a Cesrei Faculdade sempre teve a preocupação em mostrar aos alunos do Curso de Direito outros caminhos de acesso à Justiça. Segundo o professor, é fundamental para à Justiça do Século XXI, superar o tradicional método de solução dos conflitos, que enxergar, única e exclusivamente, o Poder Judiciário como a única porta. E este, sozinho não conseguirá dar vazão aos 90 milhões de processos que hoje tramitam por todo o país. 

No decorrer da visita, o Professor Rodrigo Reül fez questão de acompanhar o Juiz Bruno Azevedo até as instalações onde funcionarão o Centro de Conciliação da CesRei Faculdade. 

Por fim, o Professor Iasley Almeida disse que a Direção da instituição estará oficiando ao TJPB e a direção do Núcleo de Conciliação, solicitando uma parceria, visando a criação e instalação do Centro de Conciliação pelo curso de Direito da Cesrei Faculdade, bem como cursos e palestras sobre a temática. 

Fonte: CCAPB  

Nenhum comentário:

Postar um comentário