quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Núcleo de Conciliação do TJPB inicia preparativos para participar da 7ª Semana Nacional da Conciliação

Contatos iniciais
O Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba acelera os preparativos para participar da 7ª Semana Nacional da Conciliação, que acontecerá entre os dias 7 e 14 de novembro, em todas as unidades judiciárias do país. Na tarde desta segunda-feira (8), os diretores adjuntos do Núcleo de Conciliação, que trabalham na organização do evento na Justiça estadual, reuniram representantes das empresas Tim, Energisa e Itaú para discutir as primeiras providências.
O diretor, juiz Gustavo Procópio Bandeira de Melo, afirmou que o evento no Estado será prolongado até o dia 23 de novembro. “De 7 a 14 de novembro acontecerá a Semana Nacional de Conciliação, mas em nosso Estado será prorrogado até o dia 23 de novembro para a realização do mutirão do seguro DPVAT, que ocorrerá em Campina Grande, abrangendo toda a região da Borborema. A ideia é fazer essa semana um marco na conciliação este ano”, informou.
A Tim já confirmou a presença no evento. “Nós já participamos de outros mutirões e conseguimos extinguir diversos processos. Diante desses resultados, enxergamos que é válido e satisfatório para ambas as partes”, destacou a advogada da empresa Tim, Ingrid Gadelha de Andrade. Também participaram da reunião os diretores adjuntos Bruno César Azevêdo Isidro e Carlos Antônio Sarmento, além dos advogados das empresas Energisa e Itaú, Jaldemiro Rodrigues e Wilson Sales, respectivamente.
Este ano, por determinação do presidente da Corte, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, o TJPB entra na pauta nacional e vai atender às orientações do CNJ. “Essa iniciativa só está sendo possível porque o TJPB tem hoje seu Núcleo de Conciliação instalado e funcionando plenamente para solucionar os conflitos por meio do consenso, contribuindo assim para a desjudicialização dos conflitos”, disse o presidente.
A diretora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, desembargadora Maria de Fátima Bezerra Cavalcanti, observou que a conciliação é uma nova realidade para o Judiciário. “A Justiça vem ao encontro da sociedade, intermediando soluções pacíficas para os conflitos, evitando a judicialização dos conflitos.
O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza a cada ano, sempre no mês de novembro, a Semana Nacional da Conciliação, que envolve todos os tribunais brasileiros. Os processos que tenham possibilidade de acordos são relacionados e as partes envolvidas notificadas para as audiências de conciliação. A medida faz parte de meta do Judiciário, que é reduzir o grande estoque de processos na justiça brasileira.
Por Jacyara Araújo
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário