As técnicas e métodos de conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba chegaram aos aos juízes e desembargadores do Estado do Maranhão, por meio de um treinamento dirigido pelo magistrado paraibano, Gustavo Procópio Bandeira de Melo, que abordou “Políticas Públicas de Conciliação e Mediação”.
A capacitação ocorreu no final de março e foi promovida pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Escola Superior da Magistratura (ESMA) e Tribunal de Justiça do Maranhão, como forma de promover uma troca de experiências sobre métodos consensuais de solução de conflitos.
A convite do CNJ, o magistrado paraibano trabalhou o tema junto ao conselheiro, ministro Neves Amorim (CNJ), e o juiz Hildebrando da Costa Marques (TJMT). A ação é fruto dos avanços em relação à prática da conciliação em todo o Brasil, o que contribui para disseminação de uma nova forma de pensar a Justiça, conforme ressaltou Gustavo Procópio.
O evento contou com a participação expressiva dos magistrados maranhenses, conforme revelou o juiz Gustavo Procópio. “Foi uma momento rico, de muitas trocas e discussões sobre casos de conciliação, além de uma oportunidade para divulgarmos o que vem sendo feito no âmbito do Núcleo de Conciliação do TJPB”, acrescentou.
Ele informou, também, que está regressando ao TJPB com novas ideias para propor, a exemplo do Manual de Hospitalidade, que está sendo editado no TJMA. “Trata-se de um guia muito interessante, de boas práticas para aplicação da hospitalidade no cotidiano da Justiça, voltado para servidores e magistrados”, explicou. Ele disse que é uma forma de aperfeiçoar o atendimento e humanizar as relações.
Por Gabriela Parente
Fonte: TJPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário