sábado, 20 de abril de 2013

Tribunal firma parceria com universidades para instalar mais quatro centros de conciliação

Expandindo as parcerias
Em solenidade realizada na Escola Superior da Magistratura (Esma), o Tribunal de Justiça da Paraíba, através do Núcleo de Conciliação, firmou convênio com quatro instituições de ensino superior para instalar Centros de Conciliação e Mediação em quatro comarcas. A parceria foi concretizada na manhã desta sexta-feira (19). Agora, a cultura da conciliação no Estado está presente do litoral ao Sertão, já que o convênio beneficia os municípios de Bayeux, Patos, Sousa e Cajazeiras.

Além de representantes do TJPB, assinaram o documento membros da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), parceira em Sousa; a Maurício de Nassau, instituição que vai trabalhar com o TJ na em Bayeux; as Faculdades Integradas de Patos (FIP); e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras (Fafic).

Já existem centros de conciliação em Cabedelo, em parceria com o Iesp; no Fórum de Mangabeira (Fesp e UFPB); Fórum Cível da Capital (Iesp); comarca de Guarabira (UEPB); e Campina Grande (Facisa).

Conforme a diretora do Centro de Conciliação do TJ, desembargadora Maria das Graças Moraes Guedes, “com o funcionamento de mais quatro unidades voltadas às práticas consensuais, a conciliação, mediação e negociação ganham força na solução de conflitos no âmbito do Poder Judiciário da Paraíba, na atual gestão da presidente Fátima Bezerra Cavalcanti”.

O juiz Bruno Azevedo, um dos diretores adjuntos do Centro de Conciliação do TJPB, disse que o convênio assinado nesta sexta-feira também faz parte do projeto “Curso de Direito Amigo da Conciliação”. Segundo ele, o Tribunal de Justiça está estabelecendo parcerias com todos os 17 cursos de Direito do Estado, com o propósito de promover a mediação, a conciliação e também a arbitragem, em harmonia com o Concelho Nacional de Justiça (CNJ), por meio da Resolução 125.

Com base no termo de parceria, as instituições envolvidas se comprometem a disseminar a cultura das forma extrajudiciais, de modo a propiciar maior rapidez na capacitação dos conflitos e não apenas na solução do processo, “buscando resultados sociais expressivos, com reflexos significativos na redução do número de processos judiciais, podendo ser tentada a qualquer tempo, conforme regras processuais”.

Os operadores dos Centros de Conciliação serão os alunos das universidades, após submetidos à adequada capacitação, possibilitando a participação de alunos da Esma e voluntários, indicados pelo TJPB e sem custos para ambas as partes.

Curso de Conciliação – Durante toda esta sexta-feira, 50 magistrados do TJPB participam de um treinamento sobre ‘Políticas Públicas de Conciliação e Mediação’, no auditório da Esma. O evento é promovido pelo Núcleo de Conciliação e ministrado por instrutores do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Segundo um dos diretores adjuntos do Centro do Núcleo de Conciliação, juiz Fábio Leandro, um dos principais objetivos do treinamento é transformar os 50 juízes participantes em multiplicadores das técnicas de conciliação. “Nossa intenção é capacitar os magistrados para que eles funcionem como agentes multiplicadores em suas respectivas comarcas e nos termos judiciários, recrutando mais conciliadores e mediadores”, comentou Fábio Leandro.

Ele destacou que uma das principais mestas do CNJ é fomentar a conciliação e “o Núcleo do TPB está engajado em abranger todas as comarcas, com a proposta de conciliar e desjudicializar os conflitos”.

O curso oferecido para os juízes do TJPB tem certificado pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) e a equipe de instrutores, enviada pelo Conselho Nacional de Justiça, é formada pelo juízes Jorge Tosta(TJSP); e Ruy Trezena Patu Júnior (TJPE).

Por Fernando Patriota
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário