domingo, 15 de agosto de 2010

TRT realizou audiência de Conciliação com a Philips

Conciliação na seara trabalhista
Cerca de 380 funcionários da Philips participaram de audiência de conciliação com os representantes da empresa em Mauá. Os trabalhadores protocolaram ações coletivas contra a empresa, após o fechamento da planta da fábrica na cidade, em junho.

O advogado do Sindicato dos Metalúrgicos de Santo André e Mauá, Vandir Zamparoli, diz que foram dois meses de negociação entre entidade, empresa e funcionários para propor acordos individuais, segundo necessidade de cada servidor. "São duas ações diferentes.

Uma com funcionários que pleiteam extensão de convênio médico, discussão sobre PLR (Participação dos Lucros e Resultados) e questões salariais. Outra dos que estavam em estabilidade de emprego e não podiam ser desligados, como trabalhadores com problemas de saúde, gestantes e quem já estava perto de se aposentar", explica o especialista.

Zamporali diz que a própria Philips já havia se comprometido com a Justiça Trabalhista em entregar plano de ação sobre a situação, mas não teria dialogado com os funcionários antes dos processos serem protocolados. Essa é a segunda audiência que a Justiça trabalhista promove. A primeira foi em maio, quando a empresa comprometeu-se a conversar com trabalhadores.

"A Philips apresentou propostas individuais em relação a cada caso de indenização salarial e estabilidade do emprego. Os funcionários foram acompanhados de advogados do sindicato durante todos encontros. Neles, a grande maioria, 95%, aceitaram os acordos", conta.

A audiência será realizada pelos juízes do Trabalho Moisés dos Santos Heitor, titular da Vara de Mauá e Olga Vishnevsky Fortes, do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo.

Fonte: Diário do Grande ABC

Um comentário:

  1. Olá, boa tarde! Estou fazendo minha monografia sobre a arbitragem nos conflitos trabalhistas e gostaria de saber quais TRTs que utilizam a arbitragem como forma de resolução de conflitos. Muito obrigada. Att. Deyse.

    ResponderExcluir