segunda-feira, 28 de maio de 2012

Desembargadora Fátima Bezerra profere palestra sobre conciliação durante congresso em CG

Prática e teoria
A Diretora do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Tribunal de Justiça da Paraíba, desembargadora Maria de Fátima Moraes Bezerra Cavalcanti, proferiu palestra,nessa sexta-feira (25), durante o I Congresso Paraibano de Mediação e Arbitragem,que aconteceu no auditório da Justiça Federal em Campina Grande. Na oportunidade, a magistrada abordou o tema “Conciliação, o olhar sensível da justiça”. O evento contou com a participação de juízes, advogados e estudantes do curso de Direito.

Na explanação, a desembargadora Fátima Bezerra afirmou que o futuro da Justiça também passa pela conciliação. “A mediação e a conciliação são formas alternativas de se oferecer Justiça ao cidadão”, disse. A palestrante ressaltou que as decisões judiciais, ao contrário das conciliações, sempre trazem insatisfação, pelo menos a um das partes.

A magistrada destacou a importância do congresso, que possibilita uma ótima oportunidade para disseminar entre os futuros operadores do Direito a cultura da conciliação. “A conciliação e a mediação são meios mais baratos, rápidos, eficazes e satisfatórios de se dirimir conflitos”, observou.

O juiz Bruno Azevedo Isidro, que participou do evento como debatedor, disse que o Núcleo de Conciliação do Tribunal, tendo à frente a desembargadora Fátima, tem avançado no processo para possibilitar a resolução dos conflitos de forma consensual. O apoio do Tribunal de Justiça. através de seu presidente, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, vem sendo fundamental na implantação de política e de estratégias que favorecem caminhos de acesso à Justiça.

Na oportunidade, o diretor da Faculdade Facisa, Dalton Gadelha, homenageou a desembargadora Fátima Bezerra com uma placa de reconhecimento “pelo entusiasmo e ações em disseminar a cultura da paz, baseada em métodos não judiciais desoluções de conflitos”.Também mereceu a homenagem o presidente do TJPB, desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos.

O evento foi promovido pela Facisa e teve apoio do Tribunal de Justiça e da Ordem dos Advogadosdo Brasil, seccional Paraíba, além do Conselho Nacional das Instituições de Mediação e Arbitragem (Conima) e da Justiça Federal.

Conciliação - É um meio alternativo de resolução de conflitos em que as partes confiam a uma terceira pessoa(neutra),o conciliador, a função de aproximá-las e orientá-las na construção de um acordo. O conciliador é uma pessoa da sociedade que atua, de forma voluntária. Recebe treinamento específico, como facilitador do acordo entre os envolvidos,criando um contexto propício ao entendimento mútuo, à aproximação de interessese à harmonização das relações.

Por Marcus Vinícius Leite
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário