sexta-feira, 24 de maio de 2013

Audiência de Mediação promove acordo em processo que se arrastava na Justiça hà 8 anos

Acordo na fase do Tribunal
Um processo que corria na Justiça desde abril de 2005, terminou em acordo entre as partes envolvidas numa ação de cobrança, no qual um banco aceitou pagar o valor de R$ 120 mil a um cliente que movia ação contra a instituição. O acordo foi firmado na manhã desta terça-feira (21), durante sessão de conciliação do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos, do Tribunal de Justiça da Paraíba.

A sessão de mediação foi proposta pelo relator do processo, desembargador José Ricardo Porto, que decidiu encaminhar o processo para o Núcleo de Conciliação do TJPB, afim de que a causa fosse solucionada através de acordo, evitando que o processo se arrastasse por mais tempo na Justiça. Após o convite, as partes compareceram à sessão de conciliação no TJPB.

Na ação de cobrança com obrigação de fazer, as partes discutiam um acordo firmado por um contrato de seguro pessoal em que o banco segurador se recusava a cumprir, na totalidade, com a indenização prevista em contrato. Insatisfeito, o cliente intentou ação na Justiça para reclamar seus direitos. O processo tramitava há há oito anos.

Na sessão de mediação, banco e cliente demonstraram interesse que a causa fosse solucionada e para isso apresentaram propostas. Após a discussão, mediada pelos conciliadores Roberta Costa de Carvalho e Jesiel Rodrigues Rocha, as partes chegaram a um acordo em que o banco se propunha a indenizar o cliente em R$ 120 mil, cumprindo cláusulas previstas no contrato de seguro pessoal celebrado entre ambos.

Para a diretora do Núcleo de Conciliação, desembargadora Maria das Graças Morais Guedes, a expectativa é de que, este ano, novos acordos sejam celebrados, já que há uma grande demanda de processos sendo encaminhados para novas sessões de mediação. Segunda a magistrada, a ação celebrada entre o banco e o cliente foi vista como exitosa, vez que as partes chegaram a um acordo logo na primeira sessão de mediação.

O próximo passo será a homologação do resultado pelo relator da ação, o desembargador José Ricardo Porto, que irá proferir sentença e devolverá os autos para o primeiro grau para que o processo seja arquivado.

Por Janaílton Oliveira
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário