terça-feira, 11 de junho de 2013

Justiça inicia treinamento para conciliadores que irão atuar no “Mutirão Dpvat”


Mutirão da conciliação
Os conciliadores que atuarão no mutirão que envolve processos do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat) estão participando nesta terça (11) e quarta-feira (12) de treinamento para o “Mutirão do Dpvat”, que acontecerá a partir do 17. O juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, do Núcleo de Conciliação, abriu os trabalhos na manhã desta terça.

O mutirão é iniciativa do Núcleo de Conciliação do Tribunal de Justiça da Paraíba, que tem à frente a desembargadora Maria das Graças Morais Guedes. Segundo o juiz Fábio Leandro, a intenção é que esse mutirão supere a expectativa de acordos firmados em relação a causas envolvendo o seguro Dpvat.

De acordo com o juiz, os estudantes estão sendo treinados para atuar nas audiências e para entender conceitos importantes do Processo Judicial Eletrônico (PJe). “O sucesso do acordo depende diretamente do conciliador, que não pode ser inerte, deve entrar em campo para resolver o problema, contudo deve ser imparcial. O treinamento é importante nesse sentido”, frisou.

O magistrado disse ainda que muitas das vítimas nos processos que envolvem o seguro em questão são pessoas carentes que necessitam da indenização. O mutirão é uma ferramenta importante por que as partes vêm com interesse de conciliar, “portanto o conciliador tem a função de mostrar aos interessados que solucionar o conflito o mais rápido possível é a melhor saída”.

O treinamento que acontece no Tribunal de Justiça capacitará cerca de 80 conciliadores, divididos em quatro turmas de 20 alunos. Nesse mutirão, o Núcleo de Conciliação deverá colocar em pauta para conciliação cerca de 1.800 processos oriundos de vítimas de acidente de trânsito. Os processos serão analisados por 20 bancas de conciliação.

Maiores informações sobre mutirão deverão ser encaminhas para o Núcleo de Conciliação do TJPB, ou pelo telefone 3216-1436.

Por Janailton OLiveira
Fonte: TJPB

Nenhum comentário:

Postar um comentário