segunda-feira, 12 de agosto de 2013

I Competição Nacional de Mediação reúne estudantes de 14 Estados no TJDFT

Competição de MediaçãoCompetição de MediaçãoAo todo, 25 faculdades de 14 estados participam de evento inédito no país na área de mediação
O 2º vice-presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios – TJDFT, desembargador Romeu Gonzaga Neiva, e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça – CNJ, Emmanoel Campelo, participaram, nesta segunda-feira, 12/8, da abertura da I Competição Nacional de Mediação.
O evento reúne mais de 50 estudantes de Direito de 25 faculdades de 14 estados até esta terça-feira, 13/8, em Brasília. O objetivo é estimular a cultura da resolução consensual de conflitos nas universidades brasileiras. A ação é uma iniciativa da Escola Nacional de Mediação e Conciliação – ENAM, em parceria com o CNJ e o Ministério da Justiça – MJ.
“Essa é uma iniciativa inédita no Brasil que repercutirá na formação dos futuros operadores do Direito. A mediação é uma nova maneira de enxergar o conflito, um passo importante para tentar resolver o gargalo da Justiça, uma vez que os meios atuais já não são suficientes”, ressaltou o desembargador Romeu Gonzaga Neiva. Segundo o magistrado, a técnica ganhará força com a reforma do Código de Processo Civil, que prevê a mediação como uma das fases do processo. “A ideia é aproximar o estudante da realidade que ele encontrará como profissional”, finalizou.
Para o conselheiro Emmanoel Campelo, o evento é uma oportunidade de propagar a “cultura do não litígio, a cultura pela paz”. “As faculdades preparam apenas para o litígio, precisamos difundir que não é assim. Não precisamos da sentença para resolver o conflito”, enfatizou o conselheiro do CNJ.
A estudante do 8° semestre de Direito da Universidade Federal da Paraíba, Vanessa de Araújo Porto, acredita que o evento é uma oportunidade para a troca de conhecimento. “A competição faz parte, mas com certeza o aprendizado é o principal. Nós estudantes seremos no futuro os aplicadores dessas novas formas de resolver os conflitos”, destacou. Há dois anos, a estudante participa do projeto de extensão em mediação da universidade paraibana.
Leila Lima, mediadora do TJDFT desde 2006 e instrutora do ENAM, conta que o objetivo é avaliar se os estudantes conhecem as técnicas de mediação, o acesso a Justiça voltado para a satisfação do usuário. A mediadora está entre os jurados da competição, que são instrutores formados nos últimos dois anos pelo CNJ ou pela ENAM
Durante a competição, os participantes assistem casos fictícios em vídeo e têm que reagir como mediadores reais perante um corpo de jurados. Um dos critérios adotados para classificação das equipes é a utilização das técnicas previstas no Manual de Mediação Judicial, elaborado pelo CNJ e MJ.
Ao término da competição, a equipe vencedora será aquela que demonstrar melhor domínio das técnicas de mediação. A equipe vencedora será premiada com um troféu. Já os integrantes das equipes classificados até a terceira posição receberão placas de honra ao mérito. A cerimônia de premiação será realizada nesta terça-feira, 13/8, no auditório do TJDFT. O evento será aberto ao público.
A competição nacional entre os estudantes de Direito faz parte do trabalho de fortalecimento do diálogo entre a comunidade acadêmica, órgãos do sistema de Justiça e gestores públicos envolvidos com meios adequados de resolução de conflitos.
O TJDFT possui um Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação  - NUPEMEC e três Centros Judiciários de Solução de Conflitos e Cidadania de Brasília - CEJUSC/BSB, dos Juizados Especiais Cíveis -CEJUSC-JEC/BSB e de Taguatinga – CEJUSC/TAG. O Núcleo é comandado pela juíza Luciana Sorrentino, os Centros de Brasília e Taguatinga pelo juiz Atalá Correia e o Centro dos Juizados Especiais pelo juiz Ricardo Faustini, todos vinculados à 2ª Vice-Presidência do Tribunal. A principal atribuição da 2ª Vice-Presidência é coordenar a política de mediação, de conciliação e de solução adequada de conflitos de interesses no âmbito da Justiça do Distrito Federal.
Fonte: TJDFT

Nenhum comentário:

Postar um comentário